O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranja de tempestades para o Paraná entre este sábado (2) e a próxima segunda-feira (4). De acordo com o órgão, algumas cidades do Estado devem registrar ventos de até 100 km/h, queda de granizo, alagamentos e queda de árvores.

O primeiro alerta é válido entre 10h e 21h deste sábado: chuvas com volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia nas regiões central, noroeste, sudoeste e oeste paranaense (veja abaixo).

Inmet alerta para risco de tempestades com ventos de até 100 km/h no Paraná
Alerta 1 – Foto: Inmet

“Em função das altas temperaturas e o avanço de um novo sistema frontal pelo oceano, teremos o desenvolvimento de áreas de instabilidade, preferencialmente a partir da tarde pelo Estado. São eventos rápidos e localizados, mas o risco de tempestades pontuais aumenta, principalmente no interior paranaense”, informou o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

O segundo alerta, que tem vigência até as 10h de segunda-feira, aponta que as chuvas devem atingir todas as cidades do Sul do País. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, divulgou o Inmet.

Inmet alerta para risco de tempestades com ventos de até 100 km/h no Paraná
Alerta 2 – Foto: Inmet

De acordo com o órgão, a formação de novas áreas de instabilidade na região Sul ocorre devido ao forte calor. O aumento da umidade e a passagem de uma frente fria contribuem para o cenário.

As tempestades se formam com maior força na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai neste sábado (2) e se deslocam de forma isolada sobre o Paraná e Santa Catarina. Além disso, no domingo (3), uma frente fria se forma no RS e intensifica as instabilidades entre o Estado gaúcho e as demais áreas de SC e parte do Paraná (veja imagem acima).

Veja a previsão do tempo para Curitiba

Temperaturas mínimas e máximas

☀️ Sábado (2): 10ºC e 31ºC

🌦️ Domingo (3): 19ºC e 32ºC

🌤️ Segunda-feira (4): 18ºC e 27ºC

🌤️ Terça-feira (5): 18ºC e 26ºC

🌦️ Quarta-feira (6): 18ºC e 27ºC

🌦️ Quinta-feira (7): 20ºC e 24ºC

🌧️ Sexta-feira (8): 17ºC e 23ºC

🌤️ Sábado (9): 15ºC e 20ºC

☀️ Domingo (10): 14ºC e 24ºC

Fonte: Simepar

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Inmet alerta para risco de tempestades com ventos de até 100 km/h no Paraná

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.