Uma empresária de Londrina, no Norte do Paraná, surpreendeu familiares e amigos no próprio velório, ao deixar uma carta de despedida para ser lida na cerimônia. O texto foi enviado por e-mail a uma das irmãs dela, com o pedido que fosse compartilhado com as pessoas presentes no dia de seu velório.
Juliana Carvalho Lopes, de 45 anos, morreu de câncer no dia 4 de março.
No conteúdo da carta de despedida, Juliana afirma que sua “hora chegou” e que ‘tá tudo bem’. Ela conta como passou a enxergar a vida após a descoberta da doença e como encarou o diagnóstico.
“Durante o tratamento, passei por muitas fases aqui dentro de mim. E, felizmente, encontrei as minhas próprias ferramentas psíquicas para lidar com o câncer e com as pessoas da minha vida. E fui sustentada pela força, o afeto, a parceria e o amor de vocês, cada um à sua maneira”,
descreve.
Juliana tinha um câncer de intestino havia quatro anos. Ela chegou a ser submetida a oito cirurgias durante a luta contra a doença. Em quadro irreversível, a empresária realizava cuidados paliativos para amenizar a dor e o avanço do câncer, para a melhor qualidade possível de vida.
Na carta, ela compartilha o sentimento sobre o fim da vida e faz um pedido:
“Desmistifiquem a morte, afinal ela é o maior clichê da nossa vida. Meu objetivo desde o meu diagnóstico foi desmistificar a doença, o processo e o fim da vida. Acho que funcionou, vocês entenderam e eu vivi os últimos anos com dignidade e alegria, apesar do câncer. E como seu sempre repetia, com todo respeito à dor e à maneira que cada um tem de lidar com seus perrengues, é possível, sim, ser feliz com câncer. Eu fui.”
Leia a carta na íntegra:
Dias antes de morrer, Juliana promoveu uma festa. Foi na segunda-feira de Carnaval, em fevereiro, para 150 pessoas. Ela não teria mencionado nada aos convidados sobre ser uma despedida.
Ao final da carta, a empresária agradece ao amor recebido em vida e que este luto seja vivido de forma leve e alegre: “Assim como eu levei a vida”.
Juliana estava casada havia 32 anos e deixou dois filhos.
Homenagens
A empresária é filha da assistente social, professora e ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2010/2011) Márcia Lopes. No dia da missa de sétimo dia, na última terça-feira (7), a mãe de Juliana escreveu em uma rede social que durante o tratamento e a vida, a filha não se cansava de agradecer e de se emocionar.
“Agora, Anjos e Santos a receberam e se alegram no esplendor de sua luz. Por isso, estaremos reunidos para celebrar a sua vida e sua morte, que deixa toda a Saudade e Gratidão.”
Assim como a mãe, muitos amigos e familiares deixaram mensagens de despedida nas redes sociais. “Você, Juliana Carvalho Lopes, deixa um legado de amor e luta, minha querida amiga. Que sua passagem seja de luz! Como sempre foi em nossas vidas!”, postou um amigo.
“Juliana agora é LUZ a brilhar no Universo. Voa em Paz, menina“, escreveu outro.