O Lide Paraná em parceria com a CanAm Enterprises promoveu evento com participação de renomados especialistas para desmistificar o tão sonhado Green Card, apresentando as diferentes modalidades onde ter os mesmos direitos que cidadãos americanos podem abrir portas para empresas e famílias.

WhatsApp-Image-2024-06-12-at-09.30.50
Divulgação LIDE Paraná

Estreitar o relacionamento com a maior economia do mundo abre um leque de oportunidades inigualáveis para quem busca retornos robustos, diversificação e segurança. A força e maturidade do mercado americano, aliados à estabilidade da moeda e do sistema financeiro, criam um ambiente propício para o crescimento de capital e também para o planejamento familiar.

Para guiar quem tem interesse em ter entrada estruturada nos Estados Unidos, o LIDE Paraná convidou especialistas de duas empresas renomadas no setor: a CanAm Enterprises, empresa líder especializada no programa de investidores imigrantes EB-5, e da Fragoman, empresa de advocacia para serviços de imigração que oferece fornece assessoria jurídica para empresas de todos os portes, desde pequenos negócios até grandes corporações.

“Muitas vezes vemos os empresários que querem realizar o sonho dos filhos em ter uma formação fora do país, ou mesmo, famílias que querem estreitar vínculos de negócios em solo americano, e a falta de conhecimento ou alternativas, acaba impedindo a concretização de crescimento nos negócios e no desenvolvimento dos sucessores”,

Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná
WhatsApp-Image-2024-06-12-at-09.30.50-1
Divulgação LIDE Paraná

Visto EB-5: o caminho para o Green Card e investimentos estratégicos

Segundo dados do Itamaraty, a população de brasileiros que vivem nos Estados Unidos está perto de atingir dois milhões de pessoas. Estimativas apontam que até 2024 o Brasil poderá se tornar o 14º país com maior número de migrantes para os Estados Unidos. Os dois países comemoram dois séculos de relações diplomáticas, e o país norte-americano segue como um dos destinos favoritos dos brasileiros que desejam emigrar.

Uma das possibilidades de investimento é o visto EB-5, programa do governo americano para captação de recursos de investidores estrangeiros. “Com um investimento a partir de 800 mil dólares e a criação de pelo menos 10 empregos, o investidor recebe como contrapartida o green card, que proporciona a ele e sua família todos os benefícios de um cidadão norte-americano, incluindo descontos em escolas e universidades, seguro social e outros direitos. A única exceção é que não poderão votar”, explica Mila de Olano, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da CanAm para a América Latina.

Esta opção, garante além do acesso à documentação, o retorno integral do recurso investido com correção, ou seja, este dinheiro volta para o investidor, que depois de fazer esta modalidade de empréstimo, pode seguir seus investimentos no Brasil. O importante é escolher fazer o aporte em projetos de infraestrutura aprovados pela imigração americana e que o canal de intermediação seja confiável e tenha histórico.

Informação e planejamento

O encontro também destacou a importância de se informar adequadamente sobre as oportunidades de investimento e os benefícios imigratórios associados.

“É essencial conhecer os tipos de vistos disponíveis e estar ciente do seu objetivo, seja morar nos Estados Unidos, estudar, apenas investir, entre outros, para que seja possível escolher a melhor opção. Existem diversas possibilidades e mais de 20 tipos de vistos. Também é extremamente importante estar ciente das questões burocráticas e das leis do país em questão para interpretação de tratados”,

Mila de Olano, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da CanAm para a América Latina

Stephania Bertoni Norris, sócia do escritório da Fragomen Miami, falou sobre as duas categorias imigratórias principais dos Estados Unidos: vistos imigrantes e vistos não imigrantes. “Os vistos imigrantes são que aqueles dependem da intenção imigratória, ou seja, do desejo de residir permanentemente no país. Por outro lado, os vistos chamados e não imigrantes são aqueles onde não há a intenção de permanência definitiva, como permanência para estudo, investimento, entre outros. Nessas duas categorias, é possível fazer investimentos”, conta Bertoni.

Navegar pelo processo de vistos pode ser complexo, principalmente pelos potenciais desafios que os investidores podem enfrentar. Um deles é garantir a viabilidade do negócio. “A CanAm contrata auditoria terceirizada para comprovar que o plano de negócio pode ser executado, com a garantia de criação de empregos, minimizando riscos e trazendo retorno e o êxito àqueles que optam por este investimento” destaca De Olano, que é paranaense e há mais 20 anos emigrou para os Estados Unidos.

O LIDE Paraná se consolida como referência na promoção de eventos que reúnem especialistas renomados, debatem temas relevantes para o cenário empresarial e facilitam a conexão entre os participantes. Através de sua atuação, o LIDE contribui para o desenvolvimento econômico da região, para a internacionalização das empresas brasileiras e para o sucesso de seus associados.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Em evento do LIDE Paraná, empresas explicam os caminhos para o Green Card nos EUA

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.