A nona edição da Assembleia Itinerante, realizada na última sexta-feira (24) em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, marcou mais uma etapa do projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população. Realizado durante a Expovizinhos, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe e associações da região.

53354195310_24bffeb3c3_k
Assembleia Itinerante em Dois Vizinhos – Foto: Alep

As demandas foram entregues pelo prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), e pelo presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto (PDT). Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Também durante a solenidade, personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo. A iniciativa já passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa e Irati.

Os deputados ressaltaram que a Assembleia Itinerante cumpre seu objetivo ao dar a oportunidade de as pessoas criarem uma relação mais próxima com a Casa de Leis. Para o ano que vem, já há edições marcadas em municípios como Francisco Beltrão, Guarapuava, União da Vitória. Até o final de 2024, a Assembleia Itinerante deve atingir os 399 municípios do Paraná.

53352871822_eabd4fbf1a_k
Assembleia Itinerante em Dois Vizinhos – Foto: Alep

Para o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, a presença da Assembleia reforça a importância do município para o Estado. Na oportunidade, ele entregou as demandas da região e agradeceu a presença dos parlamentares.

“A Assembleia Itinerante comprova a importância do Poder Legislativo. Temos muito orgulho de receber a iniciativa, pois mostra a representatividade do município junto ao governo estadual e à Assembleia Legislativa”,

prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto
53356857386_033830b858_k

Principais demandas

As principais demandas recebidas pelo Legislativo envolvem obras de infraestrutura, além de melhorias e investimentos na área da saúde. Entre elas estão a destinação de recursos para implantação de terceira faixa, na PR-180, entre Dois Vizinhos a Francisco Beltrão; a melhoria no trevo de acesso à cidade de Verê; a construção do Contorno Sul; e a estadualização da estrada de ligação entre Dois Vizinhos a Boa Esperança do Iguaçu. Os órgãos também pedem o fortalecimento da rede de energia elétrica do município, assim como a reestruturação dos cabeamentos e fiação de energia elétrica, internet e telefonia. As entidades também solicitam incentivos à bacia leiteira do Sudoeste; a destinação de equipamentos ao novo Hospital Intermunicipal, em Francisco Beltrão e a ampliação do Hospital Regional do Sudoeste.

As reivindicações foram entregues pela Prefeitura de Dois Vizinhos, pela Associação Comercial de Dois Vizinhos, pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dois Vizinhos, pelo Rotary, pelo Conselho Municipal de Inovação, e pela Câmara Municipal de Dois Vizinhos.

Homenageados

Durante a solenidade, a Assembleia homenageou o presidente da Central Cresol Basel, Alzimiro Thomé, o presidente do Sicoob Vale Sul, João Manfroi, o empresário Mauri Chiodelli, o administrador e investidor Robson Gilson Tedesco, o atual presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu de Dois Vizinhos, Davi Luiz Chioca Junior, os empresários Donato Acordi, Gilson Antonio Tedesco, o Luiz Fernando Pagnussat, o empresário, agricultor e ex-vereador José Carlos Venturo, a empreendedora Noeli Alves Bazanella , a comunicadora Renata Pagnoncelli Deconto, o ex-prefeito de Santa Izabel do Oeste, Ari Fidel, o vice-prefeito de Ampére, Celso Saggiorato, o representante do Sindicato Rural de Coronel Vivida, Celso Stédile, oo empresário e ex-vereador Nadir Daneluz, e o ex-prefeito de São João Renato Caranhato Canan.

Também foi homenageado o time de vôlei Acel Chopinzinho, assim como a APAE de Dois Vizinhos, na figura do presidente Carlos Alberto Fochesato, a Associação de Assistência e Orientação Rural, na figura da presidente Cristiane Katzer, o colecionador de sementes crioulas Isac Miola, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Dois Vizinhos e região (Sintrial), Marilene Martins Moreira, e o ex-vice-prefeito de Dois Vizinhos, Ovidio Constantino.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Infraestrutura e saúde estão entre as reivindicações de Dois Vizinhos entregues à Assembleia em sessão especial

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.