O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Paranapetro) anunciou, no fim da manhã desta sexta-feira (24), que as distribuidoras estão repassando aumentos de até R$ 0,10 no litro da gasolina, desde o início da semana. A medida ainda não foi repassada aos consumidores e a entidade não cita quando isso pode ocorrer.

Foto: Agência Brasil

De acordo com o Paranapetro, há relatos também de postos que estão tendo dificuldades de comprar produtos das distribuidoras.

“A elevação tem sido justificada pelas distribuidoras como fruto de questões de mercado e alta do etanol nas usinas”, descreve.

A nota, porém, ressalta que, em dezembro do ano passado, as distribuidoras fizeram movimento semelhante, antecipando o fim da isenção dos impostos federais sobre a gasolina e etanol, que posteriormente foi prorrogada.

Retomada de imposto

O aumento ocorre diante da expectativa do fim da desoneração tributária sobre a gasolina e o etanol, que se encerra em 1º de março. Sem a prorrogação da isenção pelo Governo Lula, a gasolina deverá aumentar em R$ 0,68 por litro nos postos, calcula a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).