O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, disse em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (09) que a desocupação de acampamentos em quartéis no Paraná está acontecendo de forma pacífica, ou seja, através de negociação e não com o uso de força. No final da tarde, haviam apenas quatro pontos de manifestação em todo o estado, enquanto pela manhã eram treze, de acordo com informações do secretário.

Foto: Eliandro Santana/Banda B

Esse trabalho de “desmobilização” teria sido iniciado já no domingo (08), em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, onde quatro pessoas foram presas. Golpistas que se recusam a aceitar o resultado das eleições fizeram um bloqueio com terra em duas vias de acesso à uma distribuidora próximo à refinaria que fica na cidade metropolitana.

A situação começou por volta das 20h e se estendeu até a madrugada de segunda-feira, quando a tropa de Choque da Policia Militar (PM) retirou as pessoas do local usando bombas de gás. 

Porém, o episódio com uso de força teria sido uma exceção.

“Dos quatro pontos restantes de manifestação, em Cascavel está sendo desativado através de negociação. Pinheirinho está sendo desativado sem uso de força, com negociação também. Em Marechal Cândido Rondon o pessoal saiu do quartel e foi para a praça, mas não estão obstruindo vias, nem nada disso. Estamos conversando. A maior resistência era no Bacacheri, mas recebi informações de que o pessoal também já está desmontando as barracas”, afirmou Hudson à Banda B.

A expectativa do secretário é que haja desocupação total no Paraná até o início da noite desta segunda.

Moraes

O desmonte dos acampamentos acontece após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Na manhã desta segunda-feira, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse que as Forças de Segurança do Estado do Paraná vão cumprir a determinação do ministro.

A ordem de Alexandre de Moraes veio depois dos atos terroristas em Brasília neste domingo (8).

Polícia Militar

Em nota enviada à Banda B às 18h30, a PM atualizou o número de manifestações ativas no Paraná. Leia o texto na íntegra, abaixo:

O Governo do Estado foi notificado oficialmente da decisão do Supremo Tribunal Federal por volta das 16h desta segunda-feira (09). No entanto, as forças de segurança estão realizando ações desde o início da noite de ontem para desmobilização dos atos realizados na frente dos quartéis.

Até as 18h desta segunda, dos 13 pontos de manifestação, 10 foram desocupados e três encontram-se em processo de desmontagem das estruturas.

Durante a atuação conjunta das forças de segurança foram lavrados diversos boletins de ocorrência. Além disso, foram identificadas lideranças e veículos participantes, informações que estão sendo encaminhadas à Justiça.

Houve uma tentativa de bloqueio de acesso na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, mas ela foi desmobilizada após atuação rápida do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Duas pessoas foram presas no local.

O Estado do Paraná permanece à disposição do Ministério da Justiça para auxiliar no que for preciso para a retomada da ordem e da paz.

Polícia Militar.