A prática da leitura é uma importante atividade para o desenvolvimento humano, pois é capaz de gerar inúmeros benefícios ao leitores, dentre eles a melhora na concentração, na memória, no raciocínio e na compreensão. Para as crianças, os impactos positivos da leitura podem ser ainda maiores, na medida em que estimulam a linguagem oral e a capacidade criativa. Para isso, é essencial que elas sejam estimuladas à leitura desde muito cedo, para que se familiarizem com a prática.

criança-referencia-leitura-pr
Somente no ano passado, Natália da Cruz Sanches, de 8 anos, realizou 75 empréstimos de livros e gibis na Biblioteca Pública de Iguatemi, distrito de Maringá | Foto: Francieli Sanches —via GMC Online/Reprodução

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, o brasileiro médio costuma ler cerca de quatro livros por ano. Assim, é de se pensar que as crianças brasileiras não recebem o estímulo necessário para serem bons leitores.

Mas uma leitora mirim de Maringá vai na contramão disso. É o caso de Natália da Cruz Sanches, de 8 anos, que realizou, somente no ano passado, 75 empréstimos de livros e gibis na Biblioteca Pública de Iguatemi, distrito de Maringá. Com esse número, Natália foi registrada como a pessoa que mais emprestou materiais na unidade em 2023. Além disso, ela é a única criança entre as cinco pessoas mais emprestaram livros nas bibliotecas de Maringá no ano passado.

Natália mora com seus pais e seu irmão mais novo em Iguatemi e frequenta a Biblioteca Municipal sempre que pode. Sua mãe, Francieli, 34, é agente administrativa da Biblioteca há nove anos e foi a responsável por estimular o gosto pela leitura em Natália.

Clique aqui e continue a leitura da história sobre Natália no Portal GMC Online, parceiro da Banda B.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Criança de oito anos se torna referência em cidade por ser quem mais empresta livros de biblioteca no PR

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.