Em resposta a temor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária Arteris Litoral Sul elaborou plano de ação para o aumento gradativo da capacidade de tráfego na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. De acordo com nota enviada à Banda B, as principais mudanças vão ocorrer em um prazo de 30 dias, mas a conclusão da obra está prevista para acontecer em até 6 meses.
A ANTT teme a chegada do período de férias escolares e das festividades de fim de ano. Para a autarquia, o aumento significativo de tráfego a partir do dia 20 de dezembro pode “provocar uma situação de caos total” na região.
O plano destaca que, na pista sentido Florianópolis, a concessionária está atuando para estabilização e contenção da encosta onde houve o deslizamento no dia 28 de novembro.
“A concessionária enviou recentemente maquinário específico para a retirada de rochas e realiza a preparação do terreno para a aplicação de tela de alta resistência (barreira dinâmica), permitindo maior proteção dos usuários. Os avanços nesta frente de obras poderão garantir a abertura de duas novas faixas para o trânsito”, cita.
A expectativa é para a abertura das faixas até o início do verão, no dia 20. O reforço é necessário especialmente no período entre as festas de Natal e Ano Novo, quando o fluxo tradicionalmente dobra no trecho.
Já no sentido Curitiba, a Arteris planeja a liberação de outras duas faixas num prazo de até 30 dias.
“No local existe uma cortina de concreto que também foi atingida pelas fortes chuvas de 28 de novembro. O local já estava em obras de estabilização de talude. Esse trabalho será totalmente concluído em 180 dias”, afirma.
Na nota enviada à Banda B a Arteris lembra que os prazos dependem das boas condições climáticas.