A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, ganhou nesta quinta-feira (13) um novo atrativo turístico: o AquaFoz, um dos maiores aquários da América do Sul. O espaço abriga cerca de 10 mil animais de 300 espécies diferentes, entre elas o surubim-do-Iguaçu, peixe exclusivo do rio e ameaçado de extinção, além de tubarões, raias e o dourado, escolhido como mascote do projeto.

novo-atrativo-foz-do-iguacu-maiores-aquarios
Foto: Ari Dias/AEN

Com estrutura de concreto equivalente a um prédio de 20 andares, o aquário conta com tanques de até seis metros de altura e um reservatório oceânico com 2 milhões de litros de água, o segundo maior do país. O empreendimento é administrado pelo Grupo Cataratas, responsável também pelo Marco das Três Fronteiras e pelo AquaRio, no Rio de Janeiro.

O investimento foi de R$ 140 milhões e deve gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. O local vai funcionar como um centro de visitação, pesquisa e conservação da vida aquática dos rios Iguaçu e Paraná, com parceria de universidades e instituições científicas.

Durante a inauguração, o governador Ratinho Junior destacou que o novo aquário reforça o potencial turístico de Foz do Iguaçu.

“Foz vive um momento fantástico no turismo. O AquaFoz é mais um atrativo que consolida a cidade como referência internacional e movimenta toda a economia local. Representa geração de emprego e renda, faz com que o turista permaneça mais tempo na cidade, consuma no comércio e movimente o setor hoteleiro. O aquário chega como mais um importante atrativo turístico”

afirmou o governador.

O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, reforçou que o AquaFoz é mais do que um atrativo turístico: é um legado ambiental e científico para o Estado.

“É uma grande alegria para nós. O AquaFoz é um presente para Foz do Iguaçu e um novo atrativo que vai enriquecer a experiência dos visitantes, aumentar o tempo de permanência na cidade e, principalmente, fortalecer a conservação da biodiversidade. Mais do que mostrar peixes, ele conta uma linda história sobre a vida nos rios Iguaçu e Paraná e sobre como tudo está conectado: rios, oceanos, biodiversidade e cidades fazem parte de um mesmo ecossistema”

disse Morbis.

Um mergulho pelos rios até o oceano

A proposta do AquaFoz é levar o visitante a uma “jornada pelas águas”, percorrendo ambientes que representam o caminho dos rios até o oceano. O circuito de 750 metros se divide em três pavimentos e reúne peixes de água doce e salgada, raias, tubarões e espécies endêmicas do Paraná.

Ele conta com ambientes temáticos do Alto, Médio e Baixo Iguaçu, Floresta Alagada, Amazônia e Oceano. O biólogo marinho e diretor técnico do Grupo Cataratas, Rafael Franco, explica que o espaço também será voltado à educação ambiental.

“O AquaFoz já surge com o propósito de educação, pesquisa e conservação. Estamos inseridos diretamente ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, e o verdadeiro objetivo é contar a história da biodiversidade dos rios Iguaçu e Paraná. O Rio Iguaçu é único: 70% das suas espécies são endêmicas, ou seja, só existem aqui”

relatou Rafael Franco.

O espaço também conta com parcerias científicas com a Itaipu Binacional, Fiocruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entre outras. E sua ligação com o AquaRio permite transferência de conhecimento, tecnologia e espécies, fortalecendo a rede de pesquisa aquática nacional.

Espaço das Américas  

No mesmo evento, o governador Ratinho Junior entregou à diretoria do Grupo Cataratas a licença ambiental para revitalização do Espaço das Américas, localizado no Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai.

O Espaço das Américas representa um dos marcos mais simbólicos da integração latino-americana. Inaugurado em 1997 pelo Governo do Paraná como fórum para debates sobre desenvolvimento e integração regional, o local encontra-se desativado há mais de uma década e será agora revitalizado como um novo centro turístico, cultural e gastronômico da tríplice fronteira.

A revitalização do complexo está sob responsabilidade do Grupo Cataratas, atual concessionário do Marco das Três Fronteiras e vencedor de licitação pública municipal. O projeto contempla reforma estrutural e arquitetônica, preservando a identidade original do edifício e incorporando elevadores panorâmicos, rampas acessíveis e passarelas que ligarão os diferentes níveis do terreno.

Serão criadas áreas voltadas à convivência, gastronomia e exposições culturais, com ênfase na valorização das identidades nacionais e do patrimônio histórico das Américas.

No campo ambiental, o projeto observa integralmente as diretrizes do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela emissão da licença ambiental. As intervenções priorizam a sustentabilidade, utilizando elevadores hidráulicos de baixo consumo, estruturas suspensas que preservam a topografia e garantem livre circulação da fauna e manutenção da vegetação nativa.

O Governo do Estado será parceiro estratégico da iniciativa, reforçando seu protagonismo na integração latino-americana e na promoção do desenvolvimento sustentável, consolidando Foz do Iguaçu como capital simbólica da integração das Américas.

Serviço do Aquário:

Endereço: Av. das Cataratas – BR, KM 18 | Foz do Iguaçu – PR

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h30 (última entrada às 17h)

Os ingressos podem ser adquiridos no site aquafoz.com.br.