O ciclone extratropical que passou pelo Paraná provoca alta intensidade de vento em todo o estado, nesta quarta-feira (10), mesmo já estando no litoral do Rio Grande do Sul, em direção ao oceano.

De acordo com o Simepar, isso acontece devido a intensidade e o gradiente de pressão do fenômeno.
“No Rio Grande do Sul, no Litoral, teremos rajadas de vento de quase 100 km/h, mas no Paraná as rajadas variam de 50 km/h a 60 km/h, principalmente na metade Sul do Estado”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Pontualmente, na faixa leste, em Curitiba e Região Metropolitana, as rajadas podem chegar a 80 km/h. Além das rajadas, a velocidade do vento ficará um pouco mais forte e constante no Estado ao longo do dia.
As rajadas mais fortes desta quarta-feira (10) foram registradas em Curitiba (72km/h), Geral Carneiro (73 km/h), Santa Maria do Oeste (77,4 km/h), Palmas (63 km/h) e Laranjeiras do Sul (63 km/h).
Mar agitado
Por conta do ciclone no oceano, o mar deverá ficar agitado, especialmente entre a tarde da quinta (11) e manhã da sexta-feira (12), provocando ondas entre 1,5 a 3,0 metros no litoral paranaense, com picos maiores em alto-mar, oferecendo risco significativo à navegação.
Chuva volta na sexta
Após uma trégua na chuva entre quarta e quinta, um novo cenário de instabilidade já é monitorado pelo Simepar, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a partir de sexta-feira (12).
O aprofundamento de um novo sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vai favorecer a ocorrência de novas tempestades, especialmente no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná.