A chegada de uma frente fria ao Paraná deve amenizar o tempo seco, mitigar os efeitos gerados pelos incêndios florestais e derrubar as temperaturas em todo o Estado nos próximo dias. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há a previsão de que Curitiba registre tempestades, ventos intensos e queda de granizo.
O fenômeno também deve fazer com que a temperatura de 31ºC, registrada na sexta-feira (13), despenque para 14ºC no domingo (15). A virada de tempo chega para alterar a paisagem de diversas cidades do Estado: o céu coberto de fumaça. Com isso, a semana deve ser com tempo mais instável.
“Estas chuvas também contribuem, no momento, para limpar a atmosfera, que vem apresentam taxas mais elevadas de material particulado (fumaça)”, informou o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) neste sábado (14).
O monitor do Índice de Qualidade do Ar (AQI) aponta que Curitiba é a sexta capital brasileira com a pior qualidade do ar neste sábado (14). O índice, que vai de 0 a 500, mostra a capital paranaense com registro de 105. Quanto mais alto o número, pior é a qualidade. O cenário apontado pelo AQI aponta para um impacto em pessoas de grupos de risco.
Desde o início de agosto, o Brasil teve ao menos 10,1 milhões de pessoas diretamente afetadas pelos efeitos dos incêndios florestais, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O número, contudo, deve ser maior, pois leva em consideração apenas aqueles diretamente afetados pelos incêndios, e não a população total dos municípios.
Em todo o país, 987 pessoas deixaram suas casas por causa dos incêndios e estão em abrigos ou casas de conhecidos, segundo o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Nesta semana, o Paraná atingiu o momento mais crítico para a ocorrência de queimadas florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 10 mil focos de incêndio no Estado entre janeiro e agosto deste ano.
Tempo instável na semana
Na segunda-feira (16), ainda deve chover fraco entre o Leste – que abrange Curitiba e região – e o Norte do Paraná. Apesar disso, segundo o Simepar, não há mais possibilidade de tempestades.
As temperaturas, ao amanhecer, ficam mais amenas, com valores perto dos 10°C em várias regiões, inclusive em Curitiba. À tarde não esquenta muito, com termômetros entre 25°C e 27°C, deixando o tempo mais ameno.
Na terça-feira (17) volta a chover no interior do Paraná, com chuvas mais rápidas e isoladas. No Leste, entre Curitiba, RMC e as praias, o céu fica coberto por nuvens e temperaturas continuam amenas. Essa condição se mantém até pelo menos quinta-feira (19), quando o tempo fica mais estável.
Previsão do tempo para Curitiba
Temperatura mínima 🔸 máxima
🌦️ sábado (14): 15ºC 🔸 25ºC
🌧️ domingo (15): 11ºC 🔸 13ºC
🌦️ segunda-feira (16): 11ºC 🔸 16ºC
☁️ terça-feira (17): 11ºC 🔸 17ºC
🌦️ quarta-feira (18): 11ºC 🔸 15ºC
🌦️ quinta-feira (19): 13ºC 🔸 18ºC
🌦️ sexta-feira (20): 14ºC 🔸 24ºC
Fonte: Simepar.