Você está rodando com seu veículo e, de repente, começa a sentir cheiro de queimado. Imediatamente olha pros lados pra ver se tem algo ocorrendo, confere o painel do veículo pra ver se tem algum luz piscando… mas saiba que tem algo errado sim.  

foto005
Confie na Bana Pneus, há 35 anos no mercado – Foto: Divulgação

Nas “Dicas da Bana” de hoje vamos falar sobre frenagens constantes em descidas íngremes que podem superaquecer as pastilhas. Isso reduz a eficácia e pode levar ao desgaste prematuro. Se notar cheiro de queimado após frear, dê um tempinho para seus freios esfriarem antes de continuar. #vem pra Bana!

Outra dica é que você, motorista, tenha cuidado com o calor excessivo! Com altas temperaturas o motorista precisa ter muita atenção com o sistema de freios, principalmente, se tiver como habito ter no itinerário trajetos e locais íngremes. Com o sistema sendo muito exigido é importante estar com a manutenção em dia para assim evitar o superaquecimento nos componentes de freios.

É importante  também prestar atenção no que diz o fabricante do veículo, pois todos trazem informações no manual com relação à periodicidade e necessidade de substituição dos fluidos de freio, que são hidroscópicos, ou seja, absorvem a umidade do ar. Em descidas de serra, por exemplo, a ebulição da água ocorre em 100º C.

O  supervisor operacional Bana Pneus, Cleber Schiaveto, explica que quando a substituição do fluido não ocorre da forma correta, isso pode acarretar a eficiência do pedal do freio, entre outros problemas.

 “Não fazendo a manutenção adequada e atentando às temperaturas, ferve as pastilhas de freio e fica realmente ineficiente com a ebulição nas pinças de roda gerando ar no sistema”.

supervisor operacional Bana Pneus, Cleber Schiavetto

Os carros populares têm a temperatura padrão varia entre 240ºC e de 280º C por roda. Os carros novos, no entanto, alguns movidos com turbo possuem sistemas auxiliares com caracterizais diferentes nos dotes de freio, e o aquecimento do freio é maior.

Confie na Bana Pneus, há 35 anos no mercado. Clique AQUI e confira a loja mais perto de você e conheça toda a estrutura que a empresa oferece. #vem pra Bana!

Toda semana uma dica nova pra você aqui no Portal Banda B

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Calor demais, cheiro de queimado após frear? Cuidado com as frenagens constantes

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.