A cidade de Paranavaí, na região Noroeste do Estado, recebeu neste sábado (25) a 13ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná. A mais recente edição da Assembleia Itinerante promoveu a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população. Realizado durante a 52° ExpoParanavaí, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmara de vereadores, empresas, entidades de classe e associações da região. Os documentos foram recebidos pelos deputados estaduais que representam os municípios no Poder Legislativo.

53746349969_20c1bc0dca_k
Sessão da Assembleia itinerante em Paranavaí – Foto: Alep

As demandas foram entregues por representantes do município de Paranavaí e da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense. Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população.

Também durante a solenidade, personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo. A sessão foi aberta com os presentes prestando um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da calamidade pública por qual passa o Rio Grande do Sul.

No evento, foi abordada  a aprovação do projeto de lei complementar 6/2024, que acrescenta parágrafo à Lei complementar nº 154/2013, instituindo o Fundo Especial de Modernização da Assembleia Legislativa do Paraná. A alteração permite a transferência de recursos para entes federativos atingidos por calamidades públicas. A autorização visa colaborar com o enfrentamento da emergência causada pelas chuvas no Rio Grande Sul. Após a aprovação da Lei, a Assembleia devolveu ao governo do Estado R$ 2 milhões e estes recursos serão destinados ao Rio Grande do Sul.

Implantada pela atual gestão do parlamento, no ano passado a iniciativa foi realizada nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Neste ano, além de Arapongas, Umuarama, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e novamente Londrina e Maringá receberam edições da Assembleia Itinerante.

53746779140_1510418167_k
População apresentou as reivindicações em estande da Assembleia Itinerante em Paranavái – Foto: Alep

Reivindicações

As principais reivindicações recebidas pelo Legislativo na região envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Infraestrutura, Educação e Turismo. Entre os pedidos estão a duplicação da rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina; a construção de uma ponte em Porto São José sobre o Rio Paraná, ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul; e a pavimentação asfáltica entre municípios. Além disso, é solicitado crédito de taxa 0% para projetos de irrigação; o incentivo à industrialização na Região Noroeste; melhorias e mais qualidade nas redes da Copel; e a reativação da Agência da Receita Estadual, em Paranavaí.

Para a área da Saúde, os órgãos pedem a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para unidades de saúde e unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a destinação de ambulâncias e micro-ônibus de 28 lugares; a reforma e ampliação de unidades de básicas de saúde. As reivindicações foram entregues pela Prefeitura de Paranavaí, pela Câmara de Vereadores do município e pela Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar).

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Assembleia Legislativa recebe reivindicações de Paranavaí e região

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.