Trinta e dois estudantes, das diversas regiões do Paraná, participam em Curitiba, da Caravana da Cidadania. Entre 6 e 10 de novembro eles estão conhecendo de perto o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e do Ministério Público. É a etapa final do projeto Geração Atitude.

O Geração Atitude foi lançado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná.

O programa estimula o debate entre os jovens estudantes da rede pública de ensino sobre temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. O objetivo é o de possibilitar uma melhor compreensão sobre a dinâmica dos órgãos públicos para que os jovens assumam o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

Assembleia Legislativa recepciona alunos e professores do programa Geração Atitude; saiba os vencedores
Alunos apresentaram 32 projetos. Foto: Valdir Amaral / Alep

Além dos alunos de cada uma das regionais de ensino, participam da Caravana da Cidadania também os professores responsáveis pela orientação dos estudantes classificados.

Nesta quarta-feira (8), a etapa final do programa Geração Atitude teve seu ponto alto no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, quando os alunos apresentaram os 32 projetos selecionados par decisão e anúncio dos vencedores.

O grande vencedor dos projetos apresentados foi do aluno Robson da Silva Quevedo do Colégio Estadual General Carneiro do município de Roncador sob a orientação da professora Veronice Divino com o projeto: “Teste Vocacional nas Escolas” – autoriza as escolas públicas estaduais a instituírem programas sociais visando a profissionalização e o direcionamento dos estudantes da rede pública, por meio de testes vocacionais e oficinas de apoio.

“Estou muito feliz em ter saído vencedor e queria agradecer a escola, meus amigos e a professora que me ajudou bastante um monte. E é muito bom estar aqui, ter recebido esse prêmio, ter conseguido passar por todas as etapas. Eu tive a ideia de desenvolver esse projeto porque conversando com alguns amigos do ensino médio lá do meu colégio, muitos me disseram que eles não sabiam o que fazer depois que terminassem esta etapa do ensino médio e eu espero que se torne uma lei para ajudar muitos jovens a escolherem melhor suas carreiras e evitar futuras frustrações”,

o vencedor Robson Quevedo

Para a orientadora do projeto de lei vencedor, professora Veronice Divino, “é muito emocionante ver o projeto do meu aluno vencedor, eu não esperava. Lógico que a gente faz o projeto, auxilia, mas eu estava tão descontraída ali que eu não imaginava. E o tema abordado por ele também foi muito legal. Eu trabalho no ensino médio e, quando chega o terceiro ano, nós perguntamos, o que vocês pretendem? Muitos ainda não sabem, então, acho que até o foco maior dele foi em cima disso, porque acho que ele também estava com um pouco de dificuldade”.

Em segundo lugar o vencedor foi o aluno Jonas Jorge Guerra do Colégio Estadual Barão do Rio Branco do município de Inajá que teve a orientação da professora Maryana Cardoso Blasque e trouxe o projeto que institui no estado do Paraná o programa “Quanto mais, melhor” que tem como objetivo disponibilizar cursos preparatórios de vestibulares e Enem para alunos do terceiro ano do ensino médio e/ou curso técnico integrado de Escolas Públicas.

E o projeto premiado com o terceiro lugar foi da aluna Lara Cristina Fiametti Manfredi do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra do município de Realeza com a orientação do professor Fernando Mantella dos Santos com o projeto que institui a obrigatoriedade de proporcionar cursos sobre área rural em escolas rurais.

Todos os participantes ganharam certificados de premiação e os três primeiros colocados foram diplomados como os grandes vencedores do programa Geração Atitude 2023.O vencedor Robson da Silva Quevedo e sua professora Veronice Divino comentaram a respeito da vitória.

Os projetos vencedores serão encaminhados ao Mesa Diretora da Casa legislativa que poderá alinhar seus trâmites para apreciação dos parlamentares e, sendo aprovado pelas Comissões, poderá chegar a votação e se transformar em Lei.

Mais de 400 projetos de lei foram enviados e 32 foram selecionados. Um dos critérios de seleção é se os textos estão de acordo com a Constituição Estadual, com a Constituição Federal, e que apresente uma ideia boa com a possibilidade de aplicabilidade no Estado. Uma comissão foi feita na Assembleia para fazer a seleção.

A coordenadora do programa Geração Atitude na Secretaria de Estado da Educação, professora Gislaine Ronise Feufer, também falou sobre a importância de os estudantes visitarem a capital e vivenciar uma experiência de cidadania.

“É muito importante que as pessoas conheçam como funciona o Poder Público. Conheçam os direitos, conheçam os deveres, entendam de cidadania, entendam como que funciona todo o poder executivo, o poder legislativo, porque muitas vezes eles não se têm a noção, exatamente de como funciona a organização do Estado. Por isso, é muito importante, é um trabalho que foi realizado com a escola toda, os promotores públicos estiveram nas escolas esclarecendo dúvidas, falando sobre os temas, então é uma questão que vai se multiplicar, e vai só ajudar na construção da cidadania desses alunos que estão aqui hoje”,

Gislaine Ronise Feufer, coordenadora do programa Geração Atitude