Trinta e dois estudantes, das diversas regiões do Paraná, participam em Curitiba, da Caravana da Cidadania. Entre 6 e 10 de novembro eles estão conhecendo de perto o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e do Ministério Público. É a etapa final do projeto Geração Atitude.
O Geração Atitude foi lançado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná.
O programa estimula o debate entre os jovens estudantes da rede pública de ensino sobre temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. O objetivo é o de possibilitar uma melhor compreensão sobre a dinâmica dos órgãos públicos para que os jovens assumam o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.
Além dos alunos de cada uma das regionais de ensino, participam da Caravana da Cidadania também os professores responsáveis pela orientação dos estudantes classificados.
Nesta quarta-feira (8), a etapa final do programa Geração Atitude teve seu ponto alto no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, quando os alunos apresentaram os 32 projetos selecionados par decisão e anúncio dos vencedores.
O grande vencedor dos projetos apresentados foi do aluno Robson da Silva Quevedo do Colégio Estadual General Carneiro do município de Roncador sob a orientação da professora Veronice Divino com o projeto: “Teste Vocacional nas Escolas” – autoriza as escolas públicas estaduais a instituírem programas sociais visando a profissionalização e o direcionamento dos estudantes da rede pública, por meio de testes vocacionais e oficinas de apoio.
“Estou muito feliz em ter saído vencedor e queria agradecer a escola, meus amigos e a professora que me ajudou bastante um monte. E é muito bom estar aqui, ter recebido esse prêmio, ter conseguido passar por todas as etapas. Eu tive a ideia de desenvolver esse projeto porque conversando com alguns amigos do ensino médio lá do meu colégio, muitos me disseram que eles não sabiam o que fazer depois que terminassem esta etapa do ensino médio e eu espero que se torne uma lei para ajudar muitos jovens a escolherem melhor suas carreiras e evitar futuras frustrações”,
o vencedor Robson Quevedo
Para a orientadora do projeto de lei vencedor, professora Veronice Divino, “é muito emocionante ver o projeto do meu aluno vencedor, eu não esperava. Lógico que a gente faz o projeto, auxilia, mas eu estava tão descontraída ali que eu não imaginava. E o tema abordado por ele também foi muito legal. Eu trabalho no ensino médio e, quando chega o terceiro ano, nós perguntamos, o que vocês pretendem? Muitos ainda não sabem, então, acho que até o foco maior dele foi em cima disso, porque acho que ele também estava com um pouco de dificuldade”.
Em segundo lugar o vencedor foi o aluno Jonas Jorge Guerra do Colégio Estadual Barão do Rio Branco do município de Inajá que teve a orientação da professora Maryana Cardoso Blasque e trouxe o projeto que institui no estado do Paraná o programa “Quanto mais, melhor” que tem como objetivo disponibilizar cursos preparatórios de vestibulares e Enem para alunos do terceiro ano do ensino médio e/ou curso técnico integrado de Escolas Públicas.
E o projeto premiado com o terceiro lugar foi da aluna Lara Cristina Fiametti Manfredi do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra do município de Realeza com a orientação do professor Fernando Mantella dos Santos com o projeto que institui a obrigatoriedade de proporcionar cursos sobre área rural em escolas rurais.
Todos os participantes ganharam certificados de premiação e os três primeiros colocados foram diplomados como os grandes vencedores do programa Geração Atitude 2023.O vencedor Robson da Silva Quevedo e sua professora Veronice Divino comentaram a respeito da vitória.
Os projetos vencedores serão encaminhados ao Mesa Diretora da Casa legislativa que poderá alinhar seus trâmites para apreciação dos parlamentares e, sendo aprovado pelas Comissões, poderá chegar a votação e se transformar em Lei.
Mais de 400 projetos de lei foram enviados e 32 foram selecionados. Um dos critérios de seleção é se os textos estão de acordo com a Constituição Estadual, com a Constituição Federal, e que apresente uma ideia boa com a possibilidade de aplicabilidade no Estado. Uma comissão foi feita na Assembleia para fazer a seleção.
A coordenadora do programa Geração Atitude na Secretaria de Estado da Educação, professora Gislaine Ronise Feufer, também falou sobre a importância de os estudantes visitarem a capital e vivenciar uma experiência de cidadania.
“É muito importante que as pessoas conheçam como funciona o Poder Público. Conheçam os direitos, conheçam os deveres, entendam de cidadania, entendam como que funciona todo o poder executivo, o poder legislativo, porque muitas vezes eles não se têm a noção, exatamente de como funciona a organização do Estado. Por isso, é muito importante, é um trabalho que foi realizado com a escola toda, os promotores públicos estiveram nas escolas esclarecendo dúvidas, falando sobre os temas, então é uma questão que vai se multiplicar, e vai só ajudar na construção da cidadania desses alunos que estão aqui hoje”,
Gislaine Ronise Feufer, coordenadora do programa Geração Atitude