Pensa em uma Curitiba com 308 casas e mais 50 em construção. Iluminada por 30 lampiões de azeita de peixe e com cerca de 5,6 mil habitantes, essa era a capital paranaense em 1853, um ano antes do surgimento da Assembleia Legislativa (Alep).  É neste ano que o Estado se emancipou de São Paulo e era necessário que a nova província tivesse autonomia legislativa.

A Alep foi criada em julho de 1854 e, na época, era chamada de Assembleia Provincial. Casa de leis que surge meses depois da criação da província do Paraná, resultado de uma luta antiga. Há registros na história do movimento emancipatórias ainda no ano de 1811.

Assembleia Legislativa faz 169 anos em 2023 e cenário da época era bem diferente dos dias de hoje
Assembleia Legislativa faz 169 anos em 2023. Foto: Nani Goes / Alep

O Paraná era considerado uma província de pequena projeção econômica e política no Império e tinha pouco mais de 62 mil habitantes. “Deviam ter aqueles que representassem a sociedade para receberam as diretrizes para consolidar a nova província. A província foi instalada em dezembro. Em março de 1854, o presidente da província faz acontecer a primeira eleição da Assembleia Legislativa do Paraná”, explica o historiador Felippy Strapasson.

O especialista ainda conta que o voto era censitário (dividido por áreas). Por exemplo, na época havia Curitiba, São José dos Pinhais e cidades do Litoral. “Era como se fossem as zonas eleitorais”. O primeiro presidente foi o deputado Joaquim Pinto Bandeira, que fez toda a sessão solene.

A construção da sede atual

Nos anos 50, Curitiba inaugurou o bairro Centro Cívico e, na época, houve a ideia de unificar os poderes do Paraná na mesma região. Em 1963, foi inaugurado o Palácio do Iguaçu (Governo do Paraná).

Em razão da instalação da província do Paraná ter vindo em dezembro de 1853, o atual prédio da Alep é chamado de “Palácio 19 de Dezembro”. No entanto, a sede nem sempre foi ali. Apesar do Legislativo já ter quase 169 anos, ele teve outras casas.

“Ficava em um terreno onde hoje está Biblioteca Pública do Paraná, passa para o Palácio do Rio Branco (Câmara Municipal de Curitiba) e fica até 1963 onde o atual prédio é inaugurado”, explica Strapasson

A construção do Palácio 19 de Dezembro foi projetada pelo arquiteto Olavo Redig de Campos, a obra seguiu o estilo modernista escolhido pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto para o Centro Cívico. Em 1975, surgiu o plenário da Assembleia Legislativa.