Naquele que prometia ser o dia de maior movimento em direção ao Litoral de Santa Catarina, motoristas enfrentaram até 30 quilômetros de lentidão na BR-376. De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, a fila se prolongava do km 614, em São José dos Pinhais, ao 646, em Tijucas do Sul, durante a manhã desta quinta-feira (28). A única trégua foi observada entre os kms 634 e 636. Por volta das 15 horas, a lentidão diminuiu, mas ainda superava os 13 quilômetros.

image-19-2
Reprodução

Ao longo de todo o feriado de Ano Novo, 2 milhões de veículos devem circular pelas BRs 376, 101 e Contorno Leste, com um aumento de até 88% se comparado com o tráfego em dias regulares.

Os dias de maior tráfego são 28 de dezembro, sentido Florianópolis e dia 02 de janeiro, sentido Curitiba.

Segundo a Arteris, na ida para a praia, o movimento ainda promete ser intenso na sexta-feira (29), das 6h às 12h.

Ferry-boat

Em razão das longas filas na BR-376, muita gente optou por descer a serra pela BR-277. Pela manhã, a fila no ferry-boat de Guaratuba se aproximava dos 4 quilômetros.

No dia 3 de janeiro, será retomada a cobrança de tarifa no transporte. A tarifa base será de R$ 8,90, podendo ser paga em dinheiro ou com cartão de débito nos guichês.

Litoral do Paraná

Já na descida da Serra do Mar, o movimento foi bem mais tranquilo pela manhã. Os motoristas encontram trechos de lentidão, em especial, no antigo pedágio de São José dos Pinhais e na chegada a Pontal do Paraná.

Como não há concessão no trecho, não há previsão de dias com maior movimento. Espera-se, porém, alto número de veículos na tarde de sexta-feira e na manhã de sábado.