Foto: Getty Images

A cada final de ano, quase todo mundo faz aquela listinha com os pedidos e desejos para o ano que se inicia. Não adianta negar: isso é comum do ser humano, seja em um bloco de notas, um aplicativo de celular ou mesmo na memória.

É claro que cada um tem uma vida diferente e, por isso, faz pedidos também diferentes. Alguns querem começar uma nova faculdade, outros querem constituir uma família e outros tantos querem mudar o número que vêem na balança, seja para mais ou para menos.

Porém, existe um pedido que está na lista da maioria das pessoas, seja consciente ou inconscientemente: um aumento de salário. Afinal de contas, quem é que não gostaria de receber mais pelo que já faz, ou até mesmo receber uma promoção e ganhar mais dinheiro com isso?

É claro que isso não acontecerá da noite para o dia: é essencial que o trabalhador faça a sua parte, para que a chefia possa perceber os seus esforços e, com isso, oferecer uma remuneração melhor.

Se você não sabe o que deve fazer para conquistar o seu chefe e fazer por merecer um aumento salarial, confira uma lista com 13 dicas para atingir esse objetivo. Pode ser que nem todas as dicas sirvam para todo mundo, mas como você já conhece as funções que desempenha, a importância do seu trabalho na corporação e também o comportamento dos chefes, basta escolher aquelas que sejam mais viáveis!

1 – Chegue no Horário

Isso nem sempre entra na balança na hora de pensar o que fazer para receber um aumento, mas com certeza faz toda a diferença. Por mais que os chefes não peguem o cartão de ponto de todos os funcionários e fiquem analisando os horários de entrada e saída, é certo que ele sabe quais são aqueles com quem pode contar.

Por isso, sempre se esforce ao máximo para chegar no horário estipulado. Trabalho envolve responsabilidade, e se você não fizer a sua parte, provavelmente também não receberá aquilo que espera.

2 – Se Capacite Profissionalmente

A cada dia que passa, o mercado de trabalho está mais concorrido. Por isso, um profissional que busca se capacitar mais e mais é visto com muito bons olhos por seus superiores.

Nunca se acomode: corra atrás de novos cursos, sejam eles de nível técnico, superior, mestrado ou até mesmo cursos extra-curriculares. Tudo aquilo que puder ser utilizado no desempenho da sua função fará com que você se torne um colaborador melhor, que consequentemente merece uma remuneração maior.

3 – Faça Mais do que Sua Obrigação

Em todas as áreas, cada profissional possui as suas atribuições. Cada um deve atuar como uma engrenagem, que faz toda a máquina funcionar. Porém, aqueles que fazem única e exclusivamente aquilo para o qual foram contratados nem sempre são muito bem vistos.

Quando um funcionário mostra que também pode ajudar com outras tarefas, os superiores percebem que ele é proativo e está disposto a atuar em prol da empresa, mesmo que não seja algo pelo qual ele é diretamente responsável.

É claro que isso não significa que você vá fazer o trabalho de todos os seus colegas, já que ninguém é uma máquina incansável, além do fato de que isso pode atrapalhar o restante da equipe. Mas, uma dose de disposição em ajudar e fazer coisas diferentes não faz mal.

4 – Aprenda Inglês

O inglês é a língua universal, disso ninguém duvida. Por mais que o mandarim e o espanhol ainda estejam na frente do ranking em termos de falantes nativos pelo mundo, uma pessoa que fala inglês provavelmente conseguirá se virar em qualquer parte do mundo.

Não importa qual seja o seu trabalho, muito provavelmente existe uma imensidão de literatura e de conteúdo em inglês. Por isso, se você souber falar esse idioma, terá acesso a informações que muitas vezes nem são traduzidas para o português.

Além de poder aprender mais, pode até ser que você seja convidado pelo gerente ou pelo gestor a participar daquela reunião com um cliente internacional, já que é um dos poucos que sabem falar inglês na empresa. Pensou que bacana participar desse momento?

5 – Esteja Aberto a Mudanças

Pode ser que a saída de um funcionário faça com que você tenha que assumir novas responsabilidades e atribuições, pelo menos por um curto período de tempo. Algumas pessoas não gostam de ter que assumir esse papel, mas tomar essa decisão pode ter implicações negativas no futuro.

Ao se mostrar preparado para mudanças e assumir novas atividades que lhe forem delegadas, ficará claro que você é um profissional responsável e que valoriza o seu trabalho. Por outro lado, quem age negativamente nesses casos já não passará uma imagem tão boa assim.

6 – Vista a Camisa da Empresa

Provavelmente, você já ouviu essa expressão alguma vez na sua vida. Diz-se que um profissional veste a camisa da empresa quando a defende e atua para seu crescimento, realmente se sentindo parte dela.

Essa é uma ótima forma de pleitear indiretamente por um aumento de salário. Afinal, não importa qual seja o porte ou segmento de atuação da empresa, torcer para que ela cresça também te dará maiores chances de crescer profissionalmente e, por consequência, receber um salário melhor.

7 – Não Reclame da Empresa

Esse é um comportamento bastante condenável, ainda mais quando é demonstrado abertamente, até mesmo dentro do próprio ambiente de trabalho. Alguns funcionários, quando se sentem descontentes com alguma coisa, expõem isso para seus colegas, algo que pode chegar aos ouvidos dos superiores.

É claro que nem todas as pessoas concordam integralmente com as decisões que são tomadas pelo alto escalão da empresa, o que também não é obrigatório, mas isso não pode ser falado aos 4 ventos.

Caso você tenha algum tipo de problema ou insatisfação que esteja lhe incomodando no trabalho, procure por uma pessoa que possa ajudar, como o setor de Recursos Humanos ou os psicólogos da empresa, por exemplo. Porém, isso não deve ser feito para reclamar, e sim para pedir algum tipo de orientação.

Mesmo que a situação esteja um pouco complicada, faça o máximo para não reclamar dela sem o intuito de melhorá-la, já que essa é a empresa que paga o seu salário e te mantém no mercado de trabalho. Isso também demonstrará boa vontade de sua parte, o que pode ajudar a receber um aumento pela lealdade.

8 – Não Falte Sem Motivos

Existe aquele famoso “migué”, que é uma justificativa descabida para não ir trabalhar. É bem provável que você conheça alguém que tenha feito isso, mas não repita esse tipo de atitude.

Sempre que você precisar resolver alguma coisa em horário de trabalho, comunique os superiores e espere por seu retorno. Caso não seja possível se ausentar naquele dia, pergunte se isso pode ser feito depois de alguns dias, mas nunca aja sem autorização prévia dos seus chefes.

Assim como chegar no horário, sempre cumprir com os dias de trabalho é sinal de profissionalismo e responsabilidade, e pode fazer toda a diferença na hora de receber aquela promoção ou aumento de salário.

9 – Respeite o Horário de Intervalo

Se você tem um horário de intervalo determinado, sempre respeite-o. Pode parecer que apenas alguns minutinhos não façam a diferença, mas eles fazem.

Ficar 5 minutos a mais por dia no horário de almoço, no acumulado do mês, já resultará em quase 2 horas trabalhadas a menos. Com certeza, você não ficaria satisfeito se lhe descontassem isso do salário, então também cumpra com a sua parte.

Ser pontual nessa questão também é muito importante para aumentar as chances de receber um aumento e até mesmo de sua manutenção na empresa, já que maus funcionários tendem a perder seus empregos, devido à grande quantidade de profissionais que há no mercado de trabalho, prontos para cumprir aquela posição.

10 – Procure Reduzir o Tempo Ocioso

Alguns profissionais possuem tanta prática naquilo que fazem que terminam bem rápido, muitas vezes faltando minutos ou até mesmo horas até que seu expediente se encerre. Isso não é ruim, de maneira alguma, mas quem olha pode pensar que tal pessoa não está trabalhando.

Por isso, caso você fique com muito tempo ocioso durante o dia, mesmo que cumpra perfeitamente suas funções, comunique os superiores para ver se algo pode ser feito. Caso eles digam que está tudo certo, pelo menos já estarão a par da situação.

Além de evitar futuros problemas, você mostrará que é eficiente naquilo que faz, o que também pode te valorizar na empresa.

11 – Trate Bem a Todos os Clientes

Cada profissional possui suas características: alguns são mais alegres, outros mais reservados; alguns são comunicativos, outros mais quietos. Porém, quando se trata do atendimento a algum cliente, parceiro ou fornecedor, o respeito e a educação são obrigatórios.

Até mesmo no relacionamento interpessoal, agir com educação e cordialidade construirá uma boa imagem do profissional, bem diferente daquelas pessoas que só reclamam e tratam os outros com impaciência.

Esse ponto é um pouco similar ao de vestir a camisa da empresa. A partir do momento que você está em contato com outra pessoa, você está representando a empresa para a qual trabalha, e isso é muito importante. Represente-a bem e você pode receber um aumento por isso.

12 – Ajude e Peça Ajuda

Se você não souber como fazer alguma coisa ou tiver se esquecido, peça ajuda de quem sabe. A recíproca também é verdadeira: se alguém lhe pedir ajuda ou perguntar algo que você saiba, ajude.

Pode ser que nem seja algo do seu departamento ou que não seja sua obrigação, mas bons profissionais se relacionam bem e sabem trabalhar em equipe. Quem é conhecido por ser solícito e ajudar quando necessário pode ser recompensado financeiramente por isso.

13 – Peça um Aumento

Pode parecer óbvio, e realmente é, mas se você acha que merece um aumento, peça aos seus superiores. Vença o medo e a vergonha que você tem e exponha a situação com franqueza: isso não faz mal a ninguém.

Alguns profissionais se privam desse momento por terem medo ou acharem que serão mal interpretados, mas essa pode ser a única coisa que falta para alcançar aquele aumento tão sonhado. Superar a vergonha e o medo com certeza podem valer muito a pena.