O Setembro Amarelo, conhecido mundialmente como o Mês de Prevenção ao Suicídio, serviu de inspiração para a nova música de trabalho da banda Detonautas Roque Clube. O grupo carioca de rock, liderado pelo vocalista Tico Santa Cruz, traz em ‘Ilumina o Mundo’ reflexões sobre a saúde mental e o suicídio. Seu videoclipe, divulgado recentemente na página oficial do Detonautas no Youtube, conta com a produção em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), organizador do movimento no Brasil.

Foto: Divulgação/Fabiano Santos/Detonautas

 

Em entrevista à Banda B,  o cantor Tico Santa Cruz contou possuir um histórico familiar com a depressão. Ele mesmo sofreu durante muitos anos com a doença. “Tive experiências com pessoas que são próximas de mim, então procurei me aprofundar no tema. Faço terapia há vários anos e, inclusive, incentivo que minha esposa e meus filhos também o façam”, contou o artista.

Com a música, que conta com a participação do rapper Pelé Milflows, Tico e sua banda pretendem engrossar a discussão sobre o suicídio em todo o país. “As pessoas precisam entender que a depressão é uma epidemia mundial. No Brasil, por exemplo, casos de suicídio são registrados a cada 46 minutos. É a quarta maior causa de morte entre os jovens, então é um assunto muito grave”, analisou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas, caso houvesse um trabalho de prevenção e tratamento. No ano passado, cerca de 32 brasileiros se suicidaram diariamente em todo o país. O número é ainda mais preocupante em todo o mundo: a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida.

Ajuda a um fã

Recentemente, Tico Santa Cruz ganhou destaque na Internet após relatar como ajudou um fã, em uma conversa pelo telefone, a desistir da ideia de cometer o suicídio.

“Ele não é uma pessoa muito próxima de mim, mas acompanha meu trabalho há muito tempo. Ele é muito fã do Detonautas e tinha meu contato pessoal”, contou à reportagem. “Recebi sua ligação enquanto nós gravávamos ‘Ilumina o Mundo’, e ele me contou que tinha perdido muito dinheiro com um investimento alto no exterior. Ele perdeu todo o patrimônio e estava desesperado. Fiquei assustado e interrompi a gravação para ouvi-lo”. O cantor e o fã conversaram durante quase três horas.

Ao final da ligação, Tico aconselhou que o rapaz entrasse em contato com uma terapeuta. “Eu me consulto com ela há muito tempo e realmente pedi que ele conversasse com ela, pois qualquer um pode ouvir uma pessoa com dor, mas só um profissional pode conduzir um tratamento”, acrescentou o vocalista.

Conhece alguém que sofra com a depressão? Acesse a página oficial do movimento Setembro Amarelo e descubra como ajudar seu ente querido. Outra plataforma à disposição também é o telefone 188, disponibilizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida). O serviço atende 24 horas todo o território nacional, durante todos os dias e de forma gratuita.

Trecho da letra de ‘Ilumina o Mundo’:

Abra suas portas deixa a paz entrar
Solte o seu medo dessa solidão
Não demora muito tudo se acertar
Sinto as batidas do seu coração

Confira o videoclipe de ‘Ilumina o Mundo’:

Detonautas em Curitiba

Na próxima sexta-feira (13), o Detonautas realiza o primeiro show em Curitiba da turnê que divulga o último trabalho da banda, o disco “VI”. A apresentação acontece no TorK ´n Roll, com previsão de início da apresentação por volta da 01h.