O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, informou na tarde desta segunda-feira (6), em entrevista transmitida pelas redes sociais do governo, que o sistema de saúde está com 95% da capacidade de leitos ocupados, e que poderá entrar em colapso nos próximos dias.

(Foto: Yago Frota/GDC)

 

“O sistema de saúde ainda não entrou em colapso, entretanto, o nosso sistema é limitado. Temos apenas 5% dos leitos vazios e eles podem ser ocupados nos próximos dias. Estamos em um período sazonal, além do novo coronavírus, temos também vários casos de síndrome respiratória aguda grave, que se confunde com a covid-19. Os leitos estão ocupados por ambos os casos, casos confirmados e casos suspeitos. Nosso sistema poderá entrar em colapso nos próximos dias, tanto nos hospitais públicos quanto privados”, disse Rodrigo Tobias.

O secretário contou que firmou contrato com o hospital da Universidade Nilton Lins, bairro de Flores, zona centro-sul, para ampliar o número de leitos clínicos novos. A Secretaria de Saúde vai montar uma estrutura de ‘guerra’ para combater o vírus. Os casos suspeitos vão ser levados para a ‘Sala Rosa’ das Unidades Básicas de Saúde. Quando a pessoa for diagnosticada com o vírus, casos mais leves vão ser encaminhados ao hospital da Nilton Lins para serem tratados. Casos mais graves serão levados para o Hospital Delphina Aziz, que fica no bairro Terra Nova, zona norte.

Para ler a matéria completa no D24AM clique aqui.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Sistema de saúde de Manaus tem 95% dos leitos ocupados e colapso está perto

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.