Uma pista de pouso foi improvisada na rodovia BR-116 na tarde desta terça-feira (7) para receber um avião de pequeno porte com doações para Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, uma das cidades afetadas pela enchente histórica no Rio Grande do Sul.

Um grupo de empresários do Rio de Janeiro enviou 300 litros de água, remédios e alimentos não perecíveis. A rodovia está fechada para o tráfego de veículos e por isso foi possível transformá-la em pista de pouso.

Outros aviões devem chegar nos próximos dias com doações para a população local.

avião-guaiba-rs
Avião pousa na BR-116, em Guaíba, com doação para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul – Foto: Reprodução/@prefeituradeguaiba no Instagram

Guaíba também recebeu nesta terça 20 toneladas de alimentos doadas por empresários de Itapema, em Santa Catarina. Os produtos serão encaminhados para 70 abrigos que alojam, no momento, mais de 11 mil moradores da vizinha Eldorado do Sul, cidade que foi totalmente alagada.

Trinta voluntários fizeram uma corrente humana para transportar os alimentos até a sede da prefeitura.

Após servir como pista de pouso improvisada, a BR-116 foi liberada temporariamente para a chegada de um caminhão com as doações.

“Foi o primeiro caminhão que chegou à nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo Maranata (PDT). “Estávamos com o estoque (de alimentos) zerado”.

Segundo ele, a cidade precisa de doações porque a previsão é que os abrigos continuem a funcionar por vários dias para manter em segurança moradores que não podem voltar para as suas casas.

Os produtos mais necessários são arroz, feijão, óleo, massa, leite, açúcar e café.

O Rio Grande do Sul chegou, nesta terça-feira (7), à marca de 95 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região ao longo da última semana. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pela tragédia da região.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Rodovia vira pista improvisada de avião para receber doações no RS

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.