Uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em parceria com o hospital VA Ann Arbor Healthcare System, descobriu que os pacientes que tiveram Covid-19 tinham mais chance de voltar ao hospital após 10 dias de alta do que os que foram internados por causa de doenças cardíacas ou pneumonias não relacionadas ao vírus.

MUFID MAJNUN/UNSPLASH

 

De acordo com o trabalho, pessoas internadas por coronavírus têm um risco de 40% a 60% maior de voltar ao hospital ou morrer nos primeiros dez dias quando comparados a pacientes tratados nos mesmos hospitais durante o mesmo período por insuficiência cardíaca ou pneumonia. A pesquisa foi publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA).

Ao final de 60 dias, o risco geral de readmissão ou morte dos pacientes infectados por Sars-CoV-2 foi menor do que para insuficiência cardíaca ou pneumonia. Ainda assim, nos primeiros dois meses, 9% dos pacientes infectados pelo coronavírus que sobreviveram à primeira internação morreram e quase 20% sofreram um contratempo que os mandou de volta ao hospital.

Para ler a matéria completa no Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.