O Procon-SP notificou o hipermercado Carrefour para que a companhia se explique sobre o episódio do último dia 19 em que um João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências da empresa por profissionais de segurança. A resposta deverá ser apresentada em 72 horas a partir desta segunda-feira, 23.

“O Carrefour precisa explicar como está selecionando as empresas que fazem a segurança de seus estabelecimentos, quais os critérios e o treinamento. Queremos saber por que casos de violência têm se repetido em suas lojas”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

 

RS – HOMEM NEGRO/ASSASSINATO/CARREFOUR – GERAL – Manifestantes se concentram em frente ao supermercado Carrefour, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira, 20, onde um homem negro foi espancado e morto por dois homens brancos, na noite da quinta-feira, 19. Informações preliminares apontam que os agressores foram um segurança e um PM temporário. A vítima, João Alberto Silveira Freitas, tinha 40 anos. A Polícia Civil do Estado investiga o crime. Nesta sexta-feira, 20, comemora-se o Dia da Consciência Negra. 19/11/2020 – Foto: GUSTAVO AGUIRRE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Segundo o Procon-SP, a empresa deverá informar quais empresas prestam serviços no Estado de São Paulo para a companhia e quais os critérios de contratação. “Deverá ainda informar qual a política interna de treinamento de funcionários e prestadores de serviço quanto aos direitos e garantias do consumidor”, diz a instituição.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que a Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.