Uma corrente que circula no WhatsApp nos últimos dias alega que ligações do número 0136 são golpes para roubar a conta no mensageiro. Contudo, o telefone mencionado na mensagem é certificado como número do Ministério da Saúde, então chamadas identificadas assim não apresentam risco.

(Foto: EBC)

A chamada automatizada do Disque Saúde se trata, na verdade, de uma ação do Ministério para rastrear prováveis casos de Covid-19, e são feitas pelos números 136, 0136 ou 00136. Apesar da corrente em questão ser falsa, é preciso se atentar a fraudes com telefones parecidos com o do TeleSUS, conforme aconselha posts desta quarta-feira (15) das contas oficiais no Twitter e no Facebook do Ministério da Saúde.

0136 ligou? Entenda os números do Ministério da Saúde

As chamadas do Ministério da Saúde são feitas pelos números 136, 0136 ou 00136. As ligações são automáticas e feitas por uma voz robótica, que começa a chamada perguntando se o cidadão tem disponibilidade para responder algumas questões.

As perguntas referem-se majoritariamente ao estado de saúde da pessoa, e podem ser respondidas com “sim” ou “não”. O questionário pode servir como atendimento remoto e mapeamento de áreas de risco de contágio.

A chamada é concluída com orientações do Ministério para que as pessoas fiquem em casa. Segundo informações do Ministério da Saúde, as ligações devem alcançar cerca de 125 milhões de brasileiros e vão servir como ferramenta para fazer um monitoramento da disseminação do Covid-19 em território nacional.

Para ler a matéria completa no TechTudo clique aqui.