As fortes chuvas que atingem o Maranhão desde fevereiro causam inúmeros transtornos a moradores de diversas cidades do estado. Nesta quinta-feira (9), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que 30 municípios decretaram situação de emergência.

enchentes-maranhao
30 municípios do Maranhão estão em situação de emergência por causa das chuvas Imagem: Reprodução/TV Mirante

No mês passado, o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública na cidade de Santa Inês, a cerca de 250 km da capital São Luís. Por causa do grande volume de chuva que atinge a região, comunidades ficaram isoladas por causa do nível de rios, além de alagamentos, enchentes e destruição de estradas.

Em todo o Maranhão, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas.

De acordo com o governo do estado, os moradores afetados pelas chuvas estão sendo auxiliados pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil. As equipes atuam na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede estadual de restaurantes populares.

As autoridades orientam que, em casos de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos.

Nesta quinta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas intensas para o estado com prazo até a manhã desta sexta (10).

De acordo com o instituto, a presença de uma zona de convergência intertropical sobre o Maranhão poderá provocar, até segunda-feira (13), chuvas principalmente no noroeste do estado, onde os volumes de chuva podem ultrapassar os 70 milímetros.

Em casos de alagamentos, os moradores devem acionar o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Avise aos seus vizinhos sobre o perigo e, se possível, convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas.

Se precisar retirar algo da sua casa após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros.

Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido
Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, devido ao risco de choque elétrico ou curto-circuito.

Cidades do MA em situação de emergência

Formosa da Serra Negra
São Roberto
São João do Sóter
Tuntum
Monção
Pindaré-Mirim
Conceição do Lago Açu
Lago da Pedra
Lagoa Grande do Maranhão
Carutapera
Governador Nunes Freire
Boa Vista do Gurupi
Trizidela do Vale
Cantanhede
Palmeirândia
Bacabal
Jenipapo dos Vieiras
Cachoeira Grande
Buriticupu
Arari
Satubinha
Anapurus
Grajaú
Barreirinhas
Colinas
Matões do Norte
Pedro do Rosário
Peri Mirim
Tufilândia
Barra do Corda

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Maranhão tem 30 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.