Um idoso de 88 anos, que havia sido declarado morto em um hospital do interior de São Paulo, foi encontrado com sinais vitais dentro de uma funerária após a liberação do corpo. O caso, registrado no município de Presidente Bernardes, passou a ser investigado pela Polícia Civil como possível omissão de socorro.

foto do hospital onde o idoso foi declarado morto, mas apresentou sinais vitais na funerária
Fachada do Hospital Santa Casa onde o idoso foi declarado, mas apresentou sinais na funerária. Foto: Reprodução/UOL/Google Maps

O homem recebeu atendimento na Santa Casa de Presidente Bernardes, onde a equipe médica confirmou o óbito após um quadro de insuficiência respiratória aguda associado a pneumonite causada por sólidos. As informações são do portal UOL.

Após a emissão da declaração de óbito, o corpo foi encaminhado por uma funerária para a cidade de Presidente Prudente, onde passaria pelos procedimentos funerários.

No entanto, durante a preparação do corpo, funcionários do local perceberam sinais de que o idoso ainda estava vivo. Conforme relato, ele apresentava movimentos corporais e também sinais respiratórios, o que levou à interrupção imediata dos procedimentos.

Diante da situação, o homem foi levado às pressas para a Santa Casa de Presidente Prudente, onde permanece internado em estado estável.

Idoso declarado como morto apresenta sinais vitais em funerária e polícia investiga

A Polícia Civil de São Paulo abriu investigação para apurar as circunstâncias do caso, registrado inicialmente como “omissão de socorro”. A declaração de óbito emitida anteriormente foi apreendida pelos investigadores e deve fazer parte da apuração.

O caso chamou atenção pela gravidade da situação e levantou questionamentos sobre os protocolos adotados antes da confirmação da morte do paciente.

Ao UOL, o hospital informou que a direção técnica e a administração da unidade estão cientes do ocorrido e instauraram um procedimento interno para esclarecer os fatos.

“Salientamos que a entidade sempre trabalhou para dar uma melhor qualidade assistencial a todos os usuários, tanto relacionado a atendimentos médico e de enfermagem, e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos pertinentes”, afirmou a Santa Casa.

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.