Seja por SMS, mensagem no WhatsApp, ligação ou pessoalmente, cresce de forma exponencial no Brasil o número de golpes. É até difícil conhecer algum brasileiro que não caiu em um – ou evitou cair.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em cinco anos, quadruplicou o número de ocorrências do tipo no país: de 426.799, em 2018, para 1.819.409, em 2022. Uma média de 207 casos por hora.

Falso Desenrola, Pix 'fantasma' – o que fez os golpes quadruplicarem no Brasil?
Golpes conhecidos pela polícia estão na lista. Foto: Getty Images

A lista inclui velhos golpes conhecidos da polícia, como do falso bilhete premiado, a novos, como da “mão fantasma” e do falso brinde de aniversário. Para especialistas em segurança ouvidos pela BBC News Brasil uma série de fatores explicam o aumento exponencial de golpes no país.

“O Brasil passou por um processo de digitalização das finanças muito intensivo, isso já estava em curso, mas foi acelerado com a pandemia do coronavírus. O que criou um conjunto de oportunidades aos criminosos”, apontou David Marques, coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para ele, o grande desafio do país para combater essas novas modalidades de crimes digitais passa pelo melhoramento das técnicas de investigação.

“Temos um desafio que é o de reter novos talentos para a polícia na área digital. A polícia mais do que nunca vai ter que disputar esses talentos com o setor privado, seja na questão salarial, seja com melhorias na infraestrutura.”

David também defende uma maior concentração das forças de segurança nas investigações. “Precisamos de uma atualização das tarefas de articulação das policias brasileiras. Hoje, em muitos casos, os criminosos que está aplicando golpes em São Paulo, não está no estado, mas em outro estado da federação.”

Para continuar lendo a matéria completa da BBC News Brasil, clique aqui

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Falso Desenrola, Pix ‘fantasma’ – o que fez os golpes quadruplicarem no Brasil?

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.