Uma criança precisou ser internada depois de parar de andar e apresentar sinais de contaminação após ter contato com um detergente que integra os lotes investigados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O caso aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e está sendo acompanhado pelas autoridades de saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a criança recebeu atendimento inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara, na última quinta-feira (7). A vigilância epidemiológica acompanha a situação e investiga as circunstâncias da possível contaminação. As informações são da CNN Brasil.
Criança internada após uso de detergente
Familiares da criança levaram até a unidade de saúde um frasco de detergente da marca Ypê. O produto seria de um lote com numeração final 1, grupo que teve o recolhimento determinado recentemente pela Anvisa.
A medida da agência sanitária incluiu diferentes categorias de produtos da marca, entre elas lava-louças, lava-louças concentrado, lava-roupas líquidos e desinfetantes identificados com lote final 1. Além do recolhimento, também foram suspensas temporariamente a fabricação, distribuição, comercialização e venda desses itens.
Conforme relato de um familiar, a criança teve contato com o detergente no dia 6 de maio. Ainda no mesmo dia, enquanto estava na escola, começaram a surgir manchas atrás da orelha e em uma das mãos.
Além disso, a criança, de 10 anos, começou a sentir fortes coceiras, falta de ar e dificuldade para andar. Segundo o portal Metrópoles, ela ficou internada até quarta-feira (14) e o estado de saúde da criança é estável e a menina voltou a conseguir andar.
Diante dos sintomas, ela foi levada para atendimento médico na UPA. O parente afirmou que a família passou a relacionar o quadro ao produto após a divulgação das informações sobre os lotes investigados.
Apesar disso, ele ressaltou que ainda não há confirmação oficial de que o detergente tenha provocado a intoxicação.
A Ypê informou à CNN Brasil que ainda não irá se pronunciar sobre o caso envolvendo a criança internada no Rio Grande do Norte.
O que levou Anvisa a recolher e suspender venda de produtos Ypê?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou no dia 7 de maio o recolhimento de produtos da marca Ypê fabricados pela empresa Química Amparo, em unidade localizada em Amparo (SP). A medida também suspende a fabricação, comercialização, distribuição e uso dos itens afetados.
Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após avaliação técnica de risco sanitário realizada em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Uma inspeção feita com participação do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) e da Vigilância Sanitária de Amparo identificou falhas em etapas consideradas críticas do processo produtivo.
De acordo com o órgão, foram constatados problemas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade, o que compromete o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) de saneantes e aponta risco de contaminação microbiológica nos produtos.
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.