Com o maior número de novos casos de coronavírus no mundo, o Brasil passou a liderar o ranking das nações com mais registros de infectados pela doença, ultrapassando os Estados Unidos, que ocupavam a posição até então. Na quarta-feira (27/05), dia em que chegou ao 1º lugar, o país computou 20,6 mil testes positivos; EUA, 18,7 mil; Itália, 584; Espanha, 510; e China, 3.

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A liderança deve ser mantida nas próximas semanas, tendo em vista que a tendência é de crescimento expressivo de novos casos. Já os Estados Unidos estão em trajetória de redução de registros diários de contaminados. Juntos, os dois países representam 39,1% dos 100,5 mil diagnosticados com Covid-19 no mundo inteiro.

As informações são da OurWorldInData, projeto de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, cujo objetivo é divulgar números globais sobre diversos assuntos – entre os quais, o novo coronavírus. Neste levantamento, o site usou os estudos da Universidade John Hopkins, dos EUA, que foram compilados e analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

Para ver o ranking e ler a matéria no Portal Metrópoles, clique aqui.