O fenômeno da chuva preta foi registrado durante a frente fria que trouxe chuva ao sul do Brasil após uma onda de calor. Moradores de cidades como Arroio Grande, Rio Grande e Pelotas, todas no Rio Grande do Sul, registraram água escura em baldes, poças e piscinas. As imagens foram publicadas em redes sociais após as chuvas dessa terça-feira (10).

Chuva escura é consequência da fumaça das queimadas que atingem parte do país. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, a chuva preta ocorre quando a água “comum” da chuva que sai das nuvens leva com ela a fuligem que está na atmosfera.

chuva-preta-rs
Foto: Izaura Plantikow/Débora Rodrigues/Carol Vianna

Antes de chegar no Brasil, chuva preta ocorreu no Uruguai. O país vizinho também estava coberto de fumaça e teve registros da chuva escura nos departamentos de Cerro Largo e Rocha.

Expectativa é de que chuva preta também seja registrada em Mato Grosso do Sul e São Paulo. As regiões ainda não foram atingidas pela frente fria porque um bloqueio atmosférico impede a passagem de nuvens. O bloqueio em questão seguirá até o fim da semana, quando a chuva deve ser registrada.

Chuva Preta, 10/09/2024, diluida em piscina no Balneário Cassino, na cidade do Rio Grande/RS (registro @adrianowerhil) e recolhida em baldes na cidade de São José do Norte/RS (registro @danimoreira.nutri). #oagromata #chuvapreta #desmatamento @iclnoticias.com.br @humbertomatos.bsky.social

[image or embed]

— ☭ Maria Clara/RS 🇨🇺 🇵🇸 Souza Silveira (@clara666.bsky.social) September 11, 2024 at 8:30 AM

“Temos uma situação muito excepcional de uma nuvem de fumaça muito extensa e densa espalhada por quase todo o Brasil. No sul do Brasil a fumaça aumentou muito nesses últimos dias”, afirma Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.