O Rio Iguaçu registrou vazão cinco vezes acima da média na região das Cataratas, neste fim de semana, com as chuvas que atingem o Sul do país.

Cataratas do Iguaçu tiveram vazão de 8,3 milhões de litros por segundo no sábado (4). Em média, a vazão é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Nesta segunda-feira (6), a vazão é 4,6 milhões de litros por segundo, três vezes maior que a média. As informações são do monitoramento hidrológico da Copel (Companhia Paranaense de Energia).

cataratas iguaçu
Cataratas do Iguaçu têm vazão 5 vezes acima do normal. Foto: Reprodução/Instagram @cataratasdoiguacu

Aumento da vazão se dá por chuvas na região Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir um aviso de tempestades que afetaram o Paraná, na quinta-feira (2). Alguns municípios, como Cascavel e Foz do Iguaçu, registraram mais de 100 mm.

Parque continua funcionando normalmente. Segundo a administração do Parque das Cataratas, a passarela, trilha e todos os mirantes estão liberados.

CHUVA DÁ TRÉGUA NO RS, MAS GUAÍBA MANTÉM NÍVEL RECORDE

O nível do Guaíba estava em 5,28 metros, às 18h desta segunda-feira (6). Desde a semana passada, o Guaíba ultrapassou o recorde da maior cheia registrada até então -o nível de 4,76 metros, em 1941, quando inundou grande parte do centro da capital gaúcha. O limite para inundações é de 3 metros, uma referência que indica possíveis danos aos municípios.

A cheia que inunda Porto Alegre ainda levará dias para retornar a patamares seguros. ”No Guaíba, teremos uma retenção durante toda a semana, vai variar de 5,3 m a 5,5 m, mas com estabilidade”, explicou o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em entrevista à GloboNews.

Governo federal reconheceu estado de calamidade pública em 336 municípios, entre elas a capital gaúcha. Com a decisão, os municípios podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 497 municípios, sendo 364 afetados.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com chuvas, Cataratas do Iguaçu têm vazão 5 vezes acima do normal; vídeos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.