Imagem: Reprodução do site da Prefeitura de Suzano, após ser hackeado

Após dois atiradores deixarem oito pessoas mortas entre alunos e funcionários na Escola Estadual Raul Brasil, no Jardim Imperador, em Suzano, na Grande São Paulo, o site da prefeitura do município foi hackeado no começo da noite desta quarta-feira (13).

Os hackers apagaram todas as informações do portal e incluíram no domínio apenas uma montagem, com uma foto do Presidente da República, colocando no rosto de Jair Bolsonaro um bigode, em alusão ao ditador alemão Adolf Hitler. A imagem alterada, tendo como fundo uma bandeira do período nazista, ainda mostra a frase “VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA”, com uma legenda escrita ‘RY2019’.

Minutos após o ocorrido, a Prefeitura de Suzano apagou a imagem e colocou o site em manutenção, com o seguinte comunicado:

Reprodução

Entenda o caso

Dois adolescentes encapuzados entraram atirando e em seguida cometeram suicídio. A polícia diz que os atiradores são ex-alunos da escola. Ainda não se sabe o motivo do ataque.

Uma testemunha disse que viu um deles com arma de fogo e outro, com uma faca. A PM encontrou no local armas, arco e flecha, objetos que parecem ser coquetéis molotov e uma mala com fios.

Antes de os autores do ataque entrarem na escola, um homem foi baleado em uma loja de veículos nas proximidades. A polícia ainda apura se há relação entre os dois crimes.

“Achamos que era bomba. Mas daí vimos uma pessoa caindo na escada e logo percebemos que eram tiros. Eu tenho quase certeza que conheço um dos atiradores. Ele tinha umas ideias radicais”, disse um aluno que não quis se identificar

“Foi 9h30. Ouvimos disparos. Estava na sala de aula, na hora do intervalo. Pensei que fossem bombas. Quando eu percebi que eram tiros fiquei lá. Só saí quando os policiais chegaram 20 minutos depois”, conta a professora Sandra Perez.

Pais dos alunos cercam a escola desesperados em busca de informações. Ao menos 30 tiros teriam sido disparados.. “Minha filha tem muitos amigos aqui. Estou chocada. Ela estudou aqui e muitos amigos estão me ligando”, disse Derli Vilas, mãe de uma ex-aluna.

Em nota, a Prefeitura de Suzano informou que o Pronto Socorro Municipal já recebeu crianças com ferimentos leves e os feridos com maior gravidade estão sendo encaminhados ao Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba.

A gestão municipal disse ainda que está dando suporte com equipes de emergência, como Defesa Civil, Samu e Guarda Civil Municipal.

O governador de São Paulo, João Doria, cancelou a sua agenda prevista para a tarde de hoje e foi para o local acompanhar os trabalhos de resgate e atendimento aos feridos.

A Escola Estadual Raul Brasil fica na rua Otavio Miguel da Silva, no bairro Parque Suzano. Segundo o o Censo Escolar 2017, a unidade de ensino tem 105 funcionários e 1.067 alunos. Os estudantes são do 5º a ano ao ensino médio, sendo a maioria alunos de ensino médio.