O trem turístico que ficou preso por quase 10h na Serra do Mar, no Litoral do Paraná, nesta quinta-feira (13), segue com as viagens canceladas neste sábado (15). A empresa Rumo, responsável pela administração da ferrovia, está fazendo uma nova avaliação dos danos causados pelo vendaval e de eventuais possibilidades de ocorrências de novas quedas de árvores.
Em comunicado, a Serra Verde Express, empresa responsável pelo serviço, explicou que os passageiros que têm bilhetes para domingo, dia 16, devem ficar atentos aos e-mails, redes sociais e comunicados que serão emitidos neste sábado, sobre o funcionamento ou não da ferrovia neste dia.
Os clientes dos dias 14 e 15 podem entrar em contato para remarcar ou, eventualmente, solicitar a devolução dos valores. Os canais de contato são as agências emissoras dos bilhetes ou o email: contato@serraverdeexpress.com.br.
Paralisação
O trem com 22 vagões ficou paralisado com 943 passageiros a bordo por cerca de 10h devido à presença de galhos e árvores nos trilhos. A locomotiva saiu de Curitiba para Morretes, às 8h30, e foi obrigado a ficar parada das 12h até as 21h para a limpeza do percurso.
“Os passageiros receberam alimentação e água durante a maior parte do período, com preferência para idosos e crianças. Paralelamente, ônibus fretados e ambulâncias particulares foram contratadas para atender às necessidades dos passageiros na chegada em Morretes. O trem chegou à Estação de Morretes às 21h desta quinta-feira e todos os 932 passageiros foram prontamente atendidos no desembarque. Destes, 500 optaram por jantar em Morretes, enquanto os demais preferiram se alimentar no trajeto para Curitiba, nos ônibus disponibilizados pela Serra Verde Express”, disse a empresa em nota.
A Serra Verde Express ressaltou também que a segurança é um dos pilares da empresa e que existe um plano de Emergência submetido à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o qual inclui resgate com veículos 4X4 e helicópteros, se necessário.
Nenhum passageiro teria precisado de atendimento médico.