Duas linhas de turismo distintas foram colocadas à disposição dos turistas do navio de cruzeiros MSC Lirica nesta sexta-feira (22), incentivando passeios na cidade-mãe do Paraná, Paranaguá. Os ônibus trafegaram pelos pontos turísticos que remontam a história de fundação do Estado.

visitantes-paranagua-cruzeiro-temporada (3)
Foto: SETU/Divulgação.

Uma das linhas, ofertada gratuitamente pela prefeitura, foi realizada em um ônibus convencional. Os turistas também puderam fazer o city tour histórico em Paranaguá no ônibus panorâmico ofertado pela Adetur Litoral, a um custo de R$ 30 por pessoa. Os passeios contaram com guias trilíngues que contaram a história do Estado. 

“O objetivo desses passeios foi mostrar a importância de Paranaguá para a história do Estado. Os ônibus passaram por pontos históricos importantes, como os casarios antigos onde viveram figuras importantes, como Dom Pedro I, o Museu Ferroviário e outros pontos onde o turista entende que o Litoral é repleto de história”

disse o diretor da Adetur Litoral, José Reis Juca.

O turista Cristian Sepúlveda, de Arica, no Chile, aprovou a experiência no ônibus panorâmico.

“O passeio valeu muito a pena. Por meio dele, é possível ver a arquitetura de Paranaguá, que remonta à uma cidade antiga”

disse Cristian Sepúlveda, do Chile.

O casal Lugderio e Anelis Pereira, de Joinville (SC), também aprovou a experiência. Eles passaram por outros destinos com o MSC Lirica e elogiaram o Paraná.

“Visitamos o Uruguai e Argentina, mas Paranaguá foi um lugar surpreendente”

disseram.
visitantes-paranagua-cruzeiro-temporada (2)
Foto: SETU/Divulgação.

Opções turísticas

Além desse roteiro, os turistas também contaram com opções de todos os outros passeios já ofertados pelas empresas de oito municípios do Litoral desde o dia 01 de dezembro de 2023, quando o navio de cruzeiros atracou pela primeira vez no Estado. 

São ofertados pacotes para a Ilha do Mel, para o passeio de trem entre Morretes e Antonina, Baía dos Golfinhos, City Tour em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, entre outro passeios. Todos são apresentados aos turistas na Arena Paraná, montada pelo Governo do Estado e Adetur Litoral na praça central de Paranaguá. 

No local, também é possível realizar câmbio, degustação do único chope artesanal produzido em Paranaguá, de restaurantes da cidade, e receber materiais informativos sobre a Mata Atlântica e o Paraná como um todo. 

visitantes-paranagua-cruzeiro-temporada (1)
Foto: SETU/Divulgação.

Reta final

A temporada do Lirica em Paranaguá está na reta final. A embarcação atraca no Porto de Paranaguá nos próximos dias 01 e 08 de março, encerrando os finais de semana com cruzeiro no Paraná. Em 14 paradas do Lirica e Música (no dia 23 de dezembro), mais de 20 mil passageiros e tripulantes desceram das embarcações para aproveitar o dia e conhecer atrativos turísticos do Estado.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Temporada de cruzeiros ajuda a levar mais turistas para passeios a Paranaguá, cidade-mãe do Paraná

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.