Alunos que moram no bairro Rio do Cedro, em Antonina, no litoral do Paraná, vivem um drama para chegar à escola. Eles chegam a andar três quilômetros para acessar uma das paradas do ônibus escolar. A situação se tornou precária depois que o veículo deixou de fazer o trajeto completo em meio às ruas intransitáveis do bairro, segundo o relato dos moradores.
A Banda B foi procurada pelas famílias que estão preocupadas com a situação. Além disso, os usuários do transporte coletivo também falam em viagens interrompidas e trajetos cumpridos a pé depois que o ônibus de linha deixa os passageiros ‘no meio do caminho’. As situações ficam mais frequentes em dias de chuva, o que aconteceu ao longo desta semana.
Uma lavradora que preferiu não se identificar acompanha de perto a saga dos estudantes. Ela mora em frente ao lugar onde o ônibus fica parado aguardando os alunos.
“As crianças andam três quilômetros para pegar o ônibus aqui. Eles estudam em uma escola que leva quase duas horas de viagem de ônibus, voltam só 18h40, 19h, tudo no escuro, vão a pé no escuro, é perigoso”, contou.
A lavradora gravou um vídeo para mostrar como é o dia a dia dos alunos que frequentemente pedem ajuda na casa dela para limpar os sapatos antes de embarcarem no ônibus. (veja abaixo)
Uma mãe que também preferiu não se identificar contou que está preocupada com a evasão escolar.
“Fica ruim a gente leva e buscar, embaixo de chuva, não tem um moto, uma bicicleta. A gente quer que o ônibus venha pegar aqui embaixo como era antes, é bem melhor do jeito que era. As crianças ficam mais confortáveis. Aqui perto de casa as crianças estão faltando bastante porque não tem condições”, desabafou.
Ela também relatou que o ônibus do transporte coletivo não circula nas ruas do bairro há um mês. Os moradores costumam usar o transporte para ir ao comércio no centro de Antonina e também usar a rede de saúde.
“A gente tem que andar cinco quilômetros para pegar o ônibus, tem que ir cedo, tem que andar cinco quilômetros embaixo de chuva, lama. Não dá pra trazer muita coisa”, disse.
Em outro vídeo é possível acompanhar os passageiros descendo do ônibus em meio a lama, uma vez que o veículo não segue viagem. (veja abaixo)
“A estrada com lama, com chuva, a gente é obrigado a enfrentar essa situação”, narra no vídeo um dos moradores.
Os moradores ouvidos pela Banda B afirmar que já solicitaram à Prefeitura a manutenção nas ruas para que o transporte possa cumprir o itinerário.
Assista ao vídeo gravadora pela moradora que ajuda os alunos na limpeza dos calçados antes de embarcaram no ônibus:
Assista ao vídeo com o relato de um morador que usa o transporte coletivo:
O outro lado
A Banda B fez contato com a prefeitura de Antonina. Em nota, a assessoria informou que “a prefeitura já fez melhorias em mais de 16Km de estradas na região. Equipes da prefeitura estão trabalhando no local e o serviço estará concluído em aproximadamente dois dias”.