O Corpo de Bombeiros suspendeu, na tarde deste domingo (4), o quarto dia de buscas por uma suposta aeronave que teria caído na região da Serra do Mar, em Morretes, no litoral do Paraná. Equipes de socorro tático percorrem a região desde quinta-feira (1º), quando testemunhas relataram ter ouvido um estrondo e visto a formação de uma fumaça densa na localidade.

De acordo com o major Gabriel, do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), as equipes devem retomar as buscas somente após a chegada de “novas informações”. “Vamos, antes de mais nada, avaliar tudo que está sendo levantando com o drone. Mas, se nada for identificado, devemos suspender até novas informações”, disse à Banda B neste domingo (4).

Hoje, os bombeiros se dedicaram a fazer uma inspeção “mais minuciosa” pela região com um drone.

No sábado (3), as equipes utilizaram um helicóptero para fazer uma varredura em uma área superior a 200 mil m² — o equivalente a mais de 28 campos de futebol.

“Ouvimos um estrondo no mato. Fiquei preocupado pensando que tinha acontecido alguma coisa com os ciclistas que estavam passando. Saí do quiosque e fui ver, mas não era com eles. Quando olhamos para a montanha, estava saindo muita fumaça em um ponto. Fogo a gente não viu. Vimos fumaça densa, preta e era bastante”, disse à Banda B Sidnei de Paula, dono de um quiosque próximo ao local.

bombeiros-suspendem-buscas-serra-do-mar
Bombeiros fizeram buscas pela mata durante quatro dias seguidos – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O que diz a FAB

Procurada pela Banda B, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que não foi notificada oficialmente sobre qualquer incidente ou acidente aéreo na região de Morretes. No entanto, disseram estar apurando os fatos acerca dessa possível ocorrência aeronáutica.

A informação é dos investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da FAB, localizados em Canoas, no Rio Grande do Sul.

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) não confirmou o registro de acidente na região e disse que os bombeiros fazem buscas por terra.