O prefeito de Guaratuba, no Litoral do Paraná, Roberto Justus, comemorou a temporada de verão, que foi encerrada na última semana. Em entrevista coletiva concedida ao lado de várias autoridades públicas, na manhã desta segunda-feira (6), ele valorizou o trabalho feito pelo executivo estadual, que permitiu uma “redescoberta do litoral paranaense”.
Inicialmente, segundo Justus, o fechamento das estradas causou muita preocupação. Diante dos bloqueios, muitos turistas cancelaram hospedagens e aluguéis nas cidades litorâneas. Além disso, o comércio ficou temeroso por conta dos possíveis prejuízos que poderia sofrer.
Tínhamos as questões das filas que se formaram nas balsas, por conta do fechamento das estradas. O cenário era muito ruim naquele momento pré-temporada. No entanto, a ‘coisa’ se mostrou o oposto. As estradas que estavam ruins para quem chegava ao Litoral do Paraná, também estavam ruins para quem chegava ao Litoral de Santa Catarina. As viagens eram ainda maiores para lá.
Roberto Justus, prefeito de Guaratuba, em entrevista coletiva.
O Governo do Paraná fez o balanço final oficial da operação Verão Maior Paraná. Foram cerca de R$ 80 milhões investidos em toda a região do Litoral entre o fim de 2022 e o início de 2023 para melhorar as experiências de turistas em áreas essenciais, como saúde, segurança e lazer.
No fim, Justus foi pontual ao dizer que o retorno foi maior, se comparado com a própria expectativa que esperava. Diante da situação, ele já se mostrou otimista para o final deste ano no Litoral do Paraná.
Mas, para o ano que vem, eu volto com certeza, porque o Litoral tem atrações para todas as famílias, para todas as idades, é seguro, a limpeza é referência no Litoral do Brasil inteiro, temos as nossas referências naturais, é como que uma redescoberta do Litoral do Paraná, que está reposicionado no cenário turístico do litoral brasileiro.
Roberto Justus, prefeito de Guaratuba, em entrevista coletiva.