Um debate antigo envolvendo a cidade de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, ressurgiu neste final de semana após o veículo da dupla sertaneja Edson & Hudson “travar” na PR-405. Moradores enviaram um vídeo (veja abaixo) mostrando o caminhão parado em meio a uma poça de água após uma enchente causada por uma forte chuva que atingiu a cidade.
Diante da situação, a Banda B foi atrás do Governo do Paraná, nesta terça-feira (14), para saber se há novidades sobre o andamento das obras, que começaram em outubro do ano passado, visando melhorar a drenagem da rodovia.
Também à reportagem, a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (PSC), pediu, em tom de desabafo, um “olhar carinhoso” às demandas de um dos municípios mais antigos do Paraná. Para ela, não faz sentido que problemas como este ainda aconteçam.
O morador Odilon Chulek, que é motorista de caminhão, explicou que o veículo de Edson & Hudson ficou atolado no último domingo (12), em Guaraqueçaba. A dupla se apresentou na cidade litorânea na noite anterior para comemorar os 478 anos do município. Nas imagens, além do caminhão da dupla sertaneja, também é possível notar uma fila de carros esperando para seguir caminho.
Acho que ficou das 8 horas da manhã até a parte da tarde, até o rio abaixar. ‘Daí passaram tudo’. (…) Não tem o que aguente, não tem ferramenta que aguente nesta estrada. (…) Pense o caos que está este ‘troço’. A estrada está abandonada.
Odilon Chulek, morador da região.
Em outubro do ano passado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciou os trabalhos de conservação da PR-405. O objetivo era abrir valas laterais para drenagem de água e secamento da pista, que sofre com chuvas entre o período de novembro a fevereiro – os meses mais quentes do ano na região litorânea.
O contrato de conservação acordado pelo Governo do Paraná tem prazo até agosto de 2024. O investimento na obra é de mais R$ 6 milhões, mas, segundo o poder público local, as “melhorias” não tem surtido efeito.
“Resolvam este problema”, desabafa prefeita de Guaraqueçaba
A prefeita de Guaraqueçaba pediu que a cidade não fique mais abandonada. Ela diz que é inadmissível pensar que isto ainda acontece “no século em que estamos”. Ciente de que a cidade sempre estará sujeita as ações da Natureza por conta das fortes chuvas, ela pede que a rodovia possua um sistema de drenagem adequado e seja pavimentada.
Contra a Natureza, é evidente que a gente não terá soluções eficazes, mas a gente pode solucionar a médio prazo. (…) A população não aceita mais ficar isolada do restante do Paraná. Esta situação envolveu os cantores Edson & Hudson, mas, nós, guaraqueçabanos, sempre convivemos com isto. Isto não aconteceu somente agora, mas acontece há 478 anos. Nosso pedido, do povo, é que o Governo do Paraná tenha este olhar, que resolva esta situação da PR-405, que liga Guaraqueçaba ao resto do mundo.
Lilian Ramos Narloch (PSC), em entrevista à Banda B.
Veja as imagens, abaixo:
Espaço Banda B – DER
A Banda B procurou o DER para obter mais informações sobre as obras mencionadas e também as reivindicações da população da cidade litorânea. Até a publicação desta reportagem, não obtivemos retorno.