O piloto em uma motocicleta com alerta de furto foi preso na última segunda-feira (24) em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. A presença dele na cidade foi detectada pelo novo sistema Centro Integrado de Operações em Segurança Pública Ciosp , que detectou a entrada do veículo furtado e emitiu o alerta aos órgãos de Segurança Pública.

(Foto: Divulgação)

 

Era início da tarde quando a motocicleta Honda branca passou pelo cerco virtual e, imediatamente, foi dado o alerta. Equipes da Guarda Municipal foram informadas e realizaram a abordagem ao motociclista, que usava tornozeleira e estava no veículo que tinha sido furtado no último domingo (23), no bairro Rondinha.

O secretário da Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, destacou como aconteceu a ocorrência. “No nossos sistema colocamos a placa do veículo que foi furtado e quando passa por alguma câmera é acionado o alerta na nossa central. Foi o que aconteceu nesta ocasião. O suspeito, que inclusive tinha tornozeleira eletrônica, foi abordado pela nossa equipe e preso”, descreveu à Banda B.

O Ciosp, também chamado de ‘Muralha Virtual’, teve seu inicio no último dia 14 de agosto, e começa a dar resultados positivos. “Montamos esse projeto onde temos mais de 80 câmeras na entrada e saída da cidade, para pegar estes furtos e roubos e outras questões da criminalidade. É um projeto pioneiro aqui nos estados do Sul e que certamente vem para cooperar muito na Segurança Pública, com adesão de outras cidades e tudo mais”, destacou.

Por fim, o secretrário destacou a importância da integração das forças policiais no combate à Segurança Pública. “Hoje é muito difícil um investimento em mão de obra humana, então hoje é feito um trabalho de inteligência para dar apoio a todas as forças e isso é muito importante dentro de um município”, afirmou.

O Ciosp pode também detectar a saída de veículos com bandidos em fuga, após assalto ou furto na área central, desde que seja acionado de imediato da ocorrência, a Guarda Municipal pelo 153.