Um atirador invadiu neste sábado (3) um hipermercado da rede Walmart localizado no centro comercial Cielo Vista, em El Paso, no Texas (EUA), e deixou vários mortos, segundo a polícia local.

Reprodução CNN

De acordo com a agência de notícias Reuters, muitas das pessoas atingidas pelo ataque estavam comprando material escolar. O ano letivo começa entre o final de agosto e o começo de setembro nos Estados Unidos.

O número de vítimas não foi divulgado, mas, segundo a rede de televisão CNN, ao menos 22 pessoas foram atingidas. Um porta-voz do Corpo de Bombeiros disse ao jornal The New York Times que 18 pessoas foram levadas a hospitais. A polícia fez um pedido urgente por doações de sangue.

Treze pessoas foram encaminhadas ao Centro Médico Universitário da cidade, segundo informações da CNN. Duas crianças foram transferidas para o Hospital Infantil de El Paso, e ao menos uma delas morreu.

Ainda segundo a CNN, o autor do ataque foi identificado como Patrick Crusius, 21, que veio da cidade de Allen, também no estado do Texas. Imagens de câmeras de segurança mostram o atirador usando óculos, fones de ouvido e um rifle.

Inicialmente, o prefeito da cidade, o republicano Dee Margom, havia dito que três suspeitos haviam sido detidos. O porta-voz da polícia local, o sargento Robert Gomez, no entanto, afirmou em entrevista coletiva que não podia confirmar a informação e reforçou que apenas uma pessoa foi presa.

O tiroteio ocorreu durante a manhã (por volta de 14h40 no horário de Brasília). Por meio de uma rede social, a polícia afirmou que estava conduzindo buscas em uma área extensa.

No Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, publicou mensagem sobre o ataque. “Terríveis disparos em El Paso, Texas. Informações são muito ruins, muitos mortos”, escreveu o republicano.

“Falei com o governador para garantir total apoio do governo federal. Deus esteja com todos vocês!”

O gerente de um restaurante próximo ao local afirmou à CNN que três funcionárias do Walmart se esconderam no seu estabelecimento, que já estava fechado devido ao ataque. Elas não estavam feridas, ainda segundo o funcionário do estabelecimento.
Nascido em El Paso, Beto O’Rourke, pré-candidato democrata à Presidência, escreveu em uma rede social que estava com o coração partido. “Fique em segurança, El Paso.”

No momento do ataque, O’Rourke estava em um evento democrata em Las Vegas. A jornalistas, disse que “El Paso é o lugar mais forte do mundo”. “A comunidade vai se unir. Eu vou voltar para lá agora para ficar com a minha cidade natal.”

O ataque ocorre menos de uma semana após um jovem de 19 anos invadir um festival gastronômico na cidade de Gilroy, na Califórnia, e matar a tiros três pessoas. O adolescente, que se matou na sequência, também deixou outras 12 pessoas feridas.

Entre os três mortos estavam uma criança de seis anos, uma adolescente de 13 e um jovem na casa dos 20.