O papa Francisco cancelou a ida à COP28, conferência do clima da ONU, que começa nesta quinta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A decisão foi divulgada em comunicado pelo Vaticano nesta terça (28). A Santa Sé afirma que o pontífice está com quadro de gripe e inflamação no pulmão.

Esta seria a primeira vez que um papa participaria da cúpula climática. O pontífice, de 86 anos, faria um discurso na plenária do evento no sábado (2). Ao todo, a viagem duraria três dias.

O papa apresentou um quadro gripal no último fim de semana e passou por exames. Na segunda-feira, fontes do Vaticano afirmavam, porém, que ele já está com um estado de saúde “bom e estável” e que manteria a viagem.

Papa agradece jornalistas por ajudarem a mostrar escândalos na Igreja
Papa Francisco. Foto: Reprodução.

No último sábado (25), a agenda do papa foi cancelada em razão da gripe, e ele foi a um hospital de Roma para fazer exames, de acordo com o serviço de imprensa da Santa Sé.

No domingo (26), ele recitou a oração do Angelus em Santa Marta, a sua residência no Vaticano, com transmissão em telão para fiéis na praça de São Pedro. O papa argentino costuma recitar o Angelus de uma janela do palácio com vista para a praça.

Francisco tem feito da proteção ambiental um dos pilares do seu pontificado. Em textos e discursos, tem denunciado a inação dos países desenvolvidos contra a crise do clima e pedido que reduzam drasticamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.

A saúde de Francisco deteriorou-se nos últimos anos, forçando-o a viajar em uma cadeira de rodas, enquanto continuam as especulações sobre a sua possível renúncia do cargo. Em 2021, o chefe da Igreja Católica foi submetido a uma cirurgia no cólon e, em 2023, foi hospitalizado duas vezes, uma delas para uma operação no abdômen.

A cirurgia foi para reparar uma laparocele, tipo de hérnia que se forma pela falha da cicatrização de uma operação anterior. No caso do papa, um procedimento para tratar de diverticulite, feito em 2021, é apontado como o provável fator que levou ao quadro.

Em março deste ano, o papa recebeu o diagnóstico de bronquite e ficou cinco dias internado -o pontífice é mais suscetível a doenças respiratórias por ter retirado parte de um dos pulmões quando tinha por volta de 20 anos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Papa Francisco cancela ida à COP28, conferência do clima

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.