Nesta semana, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicou um artigo afirmando que o contato com uma pequena quantidade de carga viral do novo coronavírus seria capaz de induzir a formação de imunidade contra a Covid-19 mesmo em pessoas assintomáticas ou com sintomas leves da doença. Mas afinal, o que é carga viral?

(Foto: Reprodução)

 

Em algumas doenças causadas por vírus, como HIV e hepatite C, é possível detectar as partículas virais no sangue ou em outros fluidos coletados em exames laboratoriais e determinar sua quantidade por mililitros. Médicos observaram que a gravidade dessas enfermidades pode ser determinada, então, por essa relação, conhecida como carga viral.

Estudos preliminares confirmam essa ligação também com o novo coronavírus. “Aparentemente, pegando como gancho outros coronavírus e alguns estudos de pacientes que evoluíram para a forma grave na Covid-19, vimos que eles têm maior carga viral”, conta a médica infectologista do Hospital Águas Claras Ana Helena Germoglio.

Para ler a matéria completa no Portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.