A Meta e o YouTube foram condenados por um júri em Los Angeles, nos Estados Unidos, a pagar uma indenização milionária para uma jovem que alegou ter desenvolvido dependência das plataformas ainda na infância. A decisão foi anunciada nesta última quarta-feira (13).

O júri determinou que Meta e YouTube deverão pagar juntos US$ 3 milhões, valor equivalente a mais de R$ 15 milhões na cotação atual. Segundo o entendimento dos jurados, as empresas foram negligentes na criação e operação de recursos considerados viciantes para usuários menores de idade.
A autora do processo, identificada apenas pelas iniciais KGM e chamada de Kaley durante o julgamento, afirmou que começou a usar o YouTube aos seis anos de idade e entrou no Instagram aos nove anos, mesmo após restrições impostas pela mãe.
Durante o julgamento, Kaley relatou que o uso excessivo das plataformas afetou sua autoestima, prejudicou a possibilidade de fazer amigos e fez com que abandonasse hobbies da infância.
O júri concluiu que Meta e YouTube sabiam, ou deveriam saber, dos riscos que os serviços poderiam representar para menores e que as plataformas não alertaram adequadamente os usuários. As informações são do portal Meganoticias.
Meta e YouTube podem enfrentar nova fase de indenização
A decisão do júri também apontou que Meta e YouTube teriam agido com malícia, fraude ou conduta abusiva, o que abre espaço para uma nova etapa do processo envolvendo indenização punitiva.
Os jurados atribuíram 70% da responsabilidade pelos danos à Meta, equivalente a US$ 2,1 milhões da indenização. Já o YouTube ficou responsável pelos outros 30%, cerca de US$ 900 mil.
Na ação, os advogados da jovem argumentaram que ferramentas como rolagem infinita, reprodução automática de vídeos, notificações e contadores de curtidas foram projetadas para estimular comportamento compulsivo entre crianças e adolescentes.
A defesa da Meta contestou a decisão e afirmou que “discorda respeitosamente” do veredicto. Já os advogados do YouTube alegaram que os registros de uso da autora mostravam um tempo reduzido de permanência na plataforma.
Mesmo assim, o júri rejeitou todos os argumentos apresentados pelas empresas e decidiu responsabilizar Meta e YouTube pelo pagamento da indenização milionária relacionada ao suposto vício nas plataformas digitais.
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.