Um homem de Xangai publicou um vídeo na última segunda-feira (10) no qual usou inteligência artificial para criar uma versão digital da falecida avó. A informação é do Portal yangtse.com. As imagens foram compartilhadas por Wu Wuliu, de 24 anos, no Bilibili, uma das plataformas de compartilhamento de vídeo mais populares da China.

Ele postou o vídeo para homenagear a avó, que morreu em Janeiro. Na ocasião, Wu disse que a avó o criou quando era criança e que eles tinham um relacionamento próximo. O homem acrescentou que trocou algumas palavras simples com ela durante seus últimos dias e não consegue lidar com a perda.

Experiência causou polêmica na China. Foto: Pixabay

Wu é designer visual e ele teve a ideia de trazê-la de volta a partir da imitação da aparência, voz, personalidade e memórias por meio de aplicativos de IA. O homem importou diversas fotos da avó para os programas e criou um avatar realista. Após isso, ele enviou mensagens verbais para simular sua voz e sotaque. Finalmente, ele transformou a linguagem da IA em conversas que poderiam acontecer entre ele e sua avó.

Pisca e ri

Com a experiência, a avó pode piscar os olhos, acenar com a cabeça e até rir calorosamente. Wu perguntou se ela tinha preparado bens para o festival da Primavera. A resposta foi: “comprei duas garrafas de óleo de cozinha e elas cheiram bem”.

Ao conversar com ela, Wu disse que poderia amenizar a dor de sua perda, acrescentando que sabia que era uma ilusão reconfortante.

Na internet, as reações a criação de WU foram mistas. Algumas pessoas acreditam que tal réplica é sem sentido e poderia manter as pessoas presas em suas memórias. E outras apoiaram a iniciativa destacando que essa é uma forma de reconectar com entes queridos falecidos.

Com informações de Asia News Network