A idade a partir da qual as pessoas podem comprar cigarros e tabaco na Inglaterra deve aumentar anualmente – acrescentando um ano de idade a cada período -, para que em algum momento ninguém possa comprar, afirmou o primeiro-ministro, Rishi Sunak.
A proposta deve ser votada no Parlamento britânico e, segundo Sunak, todos os parlamentares terão liberdade para votar como quiserem.
De acordo com o plano, a idade para a compra aumentaria um ano todos os anos, a partir da idade mínima de 18 – com isso, por exemplo, um adolescente que hoje tem 14 anos nunca seria autorizado a comprar cigarros na vida.
A ideia foi apresentada após um estudo encomendado pelo governo em 2022. Durante discurso na conferência do Partido Conservador, Sunak disse acreditar que este era o caminho certo para combater a principal causa evitável de problemas de saúde.
Fumar aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, demência e mães com bebês natimortos, além de causar uma em cada quatro mortes por câncer.
“Não existe um nível seguro para fumar”, disse ele.
As taxas de tabagismo vêm caindo desde a década de 1970. Mas ainda existem mais de 5 milhões de fumantes na Inglaterra e 6 milhões em todo o Reino Unido.
Atualmente, um em cada nove jovens entre 18 e 24 anos fuma, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico.
Para ler a matéria completa da BBC News Brasil, clique aqui