Uma antiga estrada que foi a principal via de Jerusalém há 2000 anos, na época de Jesus, foi oficialmente aberta ao público, em Israel. Escavada na área da Cidade de Davi, a estrada permitia que peregrinos chegassem ao Monte do Templo, funcionando como eixo vital da cidade durante o período do Segundo Templo.

A estrada pavimentada com grandes blocos de pedra, era utilizada por judeus que subiam a Jerusalém para festividades religiosas, como a Páscoa. Atualmente turistas e pesquisadores podem percorrer o mesmo trajeto usado há 2.000 anos, ligando a Piscina de Siloé ao centro religioso da cidade.

Foto da estrada de Jerusalém que fica no parque arqueológico Davidson Davidson
Visitantes agora podem caminhar pela estrada da época de Jesus no Parque Arqueológico Davidson Center (Foto: Divulgação/City of David/Davidson Davidson )

Segundo arqueólogos responsáveis pelo projeto, a estrada foi construída no século I e permaneceu sepultada após a destruição da cidade pelos romanos em 70 d.C. o que ajudou a preservar a pavimentação original e vestígios de lojas, drenagens e moedas da época.

Pesquisadores destacam que o percurso permite compreender como funcionava a circulação de pessoas e o comércio na Jerusalém antiga, além de oferecer uma experiência direta com a paisagem urbana do tempo de Jesus.

Época de Jesus em Jerusalém: Parque Arqueológico Davidson Center

O trecho aberto integra o Parque Arqueológico Davidson Center, próximo ao Muro das Lamentações. O centro exibe camadas históricas da cidade desde o Primeiro Templo até a era romana, contextualizando a importância da estrada como via central de Jerusalém.

Especialistas em arqueologia afirmam que a descoberta reforça a ligação entre a Jerusalém de hoje e o período em que Jesus viveu, permitindo que visitantes explorem um espaço que preserva memórias históricas e religiosas da cidade.

Significado histórico e cultural

Além de fornecer informações sobre a infraestrutura urbana da Jerusalém do século I, a estrada oferece uma experiência educativa para visitantes, mostrando como era o cotidiano de peregrinos e moradores da época.

Veja fotos:

*Laiza Gabriella é estagiária de jornalismo, e produz com supervisão do editor Eduardo Teixeira do portal Banda B.