O curitibano Emerson Israel Basso, que vive há quase três anos com a esposa e os filhos em Medolago, na província de Bérgamo, na Itália, foi destaque no Vaticano após confeccionar um balão gigante de papel de aproximadamente sete metros e meio.

A peça foi exibida nesta quarta-feira (10) durante a Audiência Geral, na Praça de São Pedro, diante de milhares de fiéis e do próprio Papa Leão XIV. A obra foi divulgada no perfil oficial do Vaticano em uma rede social: “O balão que vemos nessas imagens é obra de um brasileiro!”.

curitibano-apresenta-balão-papa
Papa Leão XIV conhece Emerson e balão de sete metros confeccionado por ele — Foto: Divulgação/Vatican Media

Emerson herdou do pai e do avô a paixão pelo balonismo e explicou que aprendeu desde cedo a criar moldes, desenhos e projetos. Segundo ele, a família sempre se dedicou à prática com responsabilidade, usando aplicativos de vento e cálculos de segurança para evitar riscos.

“Eu faço balão a vida inteira, desde os cinco anos que eu me lembro. Minha vida gira toda em torno do balão. Hoje, eu tive o prazer de conseguir encher uma balão em formato de cruz, com desenho do papa e os desenhos de Ventotene, que é uma cidade aqui que me acolheu em relação ao mundo do balão”, afirmou Emerson.

Na Itália, Emerson se aproximou de um grupo de baloeiros de Ventotene, uma das Ilhas Pontinas, referência nessa arte. Foi desse grupo que surgiu o convite para criar um balão em formato de cruz, inicialmente exibido na Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro.

O mesmo balão foi levado ao Vaticano e recebeu um novo acabamento artístico com a imagem do Papa Leão XIV e da Basílica de São Pedro. Ao final da audiência, a peça foi inflada na Praça São Pedro e apresentada ao Pontífice.

“Hoje, praticamente eu fiz história no Vaticano. Fiz um evento bem bacana. O mundo inteiro pôde ver o meu balão, as minhas pinturas. É isso aí!”, comemorou.