O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira, 16, que ainda não sabe quando tomará a vacina para a covid-19, mas que pretende ser vacinado em público como forma de demonstrar a segurança do imunizador. “Estamos trabalhando para demonstrar ao povo americano que a vacina é segura”, disse, em discurso logo após formalizar a nomeação de Pete Buttigieg ao cargo de secretário de Transporte.

Foto: Reprodução/Instagram

Biden também comentou os avanços nas negociações por uma nova rodada de estímulos fiscais em Washington. Para ele, os esforços bipartidários são “encorajadores” e uma legislação de alívio é “muito importante” para atenuar os efeitos econômicos da pandemia. “Parece que um acordo está próximo”, destacou, ressaltando o fato de que o projeto deve incluir pagamentos diretos aos americanos.

Após meses de impasse, as discussões entre republicanos e democratas finalmente progrediram nos últimos dias. Ontem, o líder da legenda governista no Senado, Mitch McConnell, garantiu que o Congresso não entrará em recesso antes de aprovar uma lei de ajuda econômico. Os dois lados estão perto de um acordo de pacote de cerca de US$ 900 bilhões.