Os astronautas da missão Artemis II retornaram com segurança à Terra na noite desta sexta-feira (10), após uma viagem histórica ao espaço. Agora, após a amerissagem na costa da Califórnia, os tripulantes iniciam uma série de procedimentos médicos e um período de readaptação à gravidade.

A missão levou os astronautas mais longe do que qualquer outro ser humano já esteve, superando o recorde estabelecido em 1970 pela Apollo 13.
Avaliação médica é prioridade após astronautas da Artemis II retornarem à Terra
Logo após o resgate, os astronautas passam por exames médicos ainda no navio de apoio. Em seguida, são levados de helicóptero até a costa e transportados para o Centro Espacial Johnson, nos Estados Unidos.
Durante a missão, a ausência de gravidade afeta o equilíbrio dos astronautas e pode causar perda de massa muscular e óssea, chegando a até 20% de redução muscular em poucas semanas, mesmo com a realização de treinos físicos no espaço.
Após o retorno, eles passam por acompanhamento médico e sessões de reabilitação para recuperar força e adaptação ao ambiente terrestre.
Reencontro com a família e agenda intensa
Além dos cuidados com a saúde, os astronautas também reencontram suas famílias após o retorno, um dos momentos mais aguardados.
Ao mesmo tempo, a agenda inclui compromissos com a comunidade científica e participação em eventos públicos, como uma ida à Casa Branca.
Com a grande repercussão da missão, os astronautas também passam a lidar com maior exposição pública.
A expectativa é que eles participem de futuras missões do programa Artemis, que pretende levar humanos novamente à Lua nos próximos anos.
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.