Adolescente morreu após publicar insultos contra narcotraficante procurado

 

O bar “Menta2 Cantaros”, em Zapopan, México, foi o último lugar onde o“Pirata de Culiacán” esteve. Juan Luis Lagunas Rosales – seu nome verdadeiro – ficou conhecido no país por publicar vídeos em redes sociais bebendo álcool e usando drogas até perder a consciência, apesar de ser um menor de idade.

Com essas publicações, o jovem de 17 anos, morto na última segunda-feira, chegou a ter 790 mil seguidores no Facebook, 37 mil no Twitter e 323 mil no Instagram. De seu passado, sabia-se pouco: que ele nasceu em Villa Juarez, no Estado de Sinaloa, que sua mãe o deixou morando com sua avó e que ele não conhecia seu pai.

Aos 15 anos, ele saiu de casa antes de terminar o colégio e foi para a cidade vizinha de Culiacán, também em Sinaloa, onde se dedicou a lavar carros nas ruas. Até que suas fotos e vídeos começaram a viralizar no México. Além de beber álcool e usar drogas, o jovem posava com maços de dinheiro, mulheres, carros de luxo e armas.

Os comentários que supostamente lhe custariam a vida começaram a circular nas redes sociais, de acordo com alguns veículos da imprensa mexicana, no início de novembro. No dia 9, o Pirata de Culiacán publicou um vídeo em que, talvez, tenha ido longe demais.

Na gravação, se dirigiu a Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como El Mencho – líder do cartel Jalisco Nova Geração e um dos principais distribuidores de drogas sintéticas do continente, de acordo com o governo dos EUA.

Em menos de 10 anos, este grupo passou de algo restrito para uma organização com presença em nove Estados do país, ao qual são atribuídos centenas de assassinatos.

Oseguera Cervantes é um dos dois homens mais procurados no México. Mas o pirata não se importou. “O Mencho para mim descasca meu pau”, disse o adolescente no vídeo.

Para ler a matéria completa na BBC Brasil clique aqui.

 

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

A trágica morte de youtuber de 17 anos que insultou narcotraficante mexicano

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.