Da SMCS

cervicapra(Foto: Divulgação)

O zoológico de Curitiba recebeu 21 cervicapras, espécie de antílopes, que eram criados de forma irregular em uma fazenda de Conselheiro Mairinck (SP) e por isso foram apreendidos. O local foi fechado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no inicio do mês de julho.

Os animais foram abrigados em Curitiba a pedido do Ibama e chegaram muito ariscos e agitados. São quatro machos, 13 fêmeas e quatro filhotes, que passaram por um período de adaptação tanto ao novo recinto quanto à alimentação. Os antílopes foram alojados em um recinto com 1750 m².

A coordenadora do zoológico, Nancy Bavenicius, conta que nesta fase de adaptação, o trabalho de condicionamento realizado pelo tratador do setor, Juarez Pires de Andrade, esta sendo primordial. “O condicionamento levou ao melhor uso do recinto e também facilitou o manejo e auxiliará futuras intervenções veterinárias”, afirma.

A cervicapra é um antílope encontrado principalmente na Índia, mas também vive no Paquistão, Nepal e Bangladesh. Os machos possuem uma cor marrom escuro e barriga branca, já as fêmeas são amareladas com a barriga branca. Os filhotes nascem amarelos e quando machos vão escurecendo de acordo com que vão crescendo.

O Zoológico de Curitiba registra uma média de 3 mil visitantes a cada fim de semana. Localizado na região sul da cidade, possui 2,3 mil animais, representantes de várias partes do mundo. Aves, répteis e mamíferos estão alojadas em recintos amplos e semelhantes ao ambiente natural. O Zôo tem acesso pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. Funciona de terça a sexta-feira das 9h às 17horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16 horas. Nas segundas feiras o zôo é fechado para manutenção e descanso dos animais.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Zoológico de Curitiba recebe 21 novos moradores

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.